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USANDO OS 4 “P”S DO MARKETING COMO UM PROFISSIONAL

Foto do escritor: Fernando FreitasFernando Freitas

Atualizado: 10 de mar. de 2022




O conceito dos Ps do Marketing foi difundido globalmente pelo autor Philip Kotler, mas já era mencionado lá na década de 1950, através de Neil Borden.


Com várias releituras e nomes diferentes, os 4 Os do Marketing são pontos de foco que, se trabalhados corretamente, tem tudo para escalar os resultados de sua empresa.


Portanto, preparamos este artigo onde você aprenderá a utilizar os 4 Os do Marketing com um Profissional, através dos tópicos:



Não se esqueça de anotar tudo que achar importante!


1. Os 4 Ps do marketing – O que são?


Partimos do princípio de que as iniciativas do time de marketing são destinadas ao aumento da notoriedade da empresa e, consequentemente, do aumento das vendas e dos resultados.


Sendo assim, os principais fatores que compõem o planejamento estratégico do setor são chamados de “Os 4 Ps do Marketing.


Eles são referências de planejamento que simbolizam um checklist de acertos fundamentais para o sucesso da campanha de um determinado produto.



Os nomes que se dão a estes fatores são: Produto, Preço, Praça e Promoção. É por meio do uso apropriado desses pilares que a empresa vai divulgar, vender e fortalecer a sua marca.


A ideia é que com o alinhamento destes quatro itens ao planejamento, sua campanha de marketing tende a ter o que é preciso para obter sucesso.


2. Quais os principais fatores?


Apesar de soar uma estratégia milagrosa, a análise destes elementos apenas fará seu impacto a partir do processamento de alguns fatores, internos e externos:


Fatores Internos


Estas são aquelas variáveis que surgem de dentro da empresa, ou seja, que estão atreladas ao sistema organizacional do negócio:


  • Os objetivos da marca;

  • A natureza dos produtos;

  • O ciclo de vida dos produtos;

  • Recursos disponíveis.


Fatores Externos


Já estas, são aquelas variáveis que estão atreladas a situações de fora da empresa, com vieses sociais ou culturais:

  • O nível de competição do nicho;

  • O comportamento do consumidor;

  • A eficiência dos canais de comunicação;

  • O controle do governo.


3. Os 4 Ps


Chegou a hora de detalhar quais são os quatro Ps do Marketing e seu devido impacto na sua Gestão:


1. Produto


O fator mais importante deste conceito é o Produto, afinal, é necessário que exista entrega em qualquer negócio fechado.


Vale ressaltar que quando dizemos “Produto”, não estamos nos referindo unicamente a um objeto tangível, mas sim a um conceito relacionado a resultado, que pode ser a venda de um objeto, um serviço, uma ideia ou mesmo uma marca.


Sendo assim, toda organização possui um mix de produtos que são ofertados diariamente em seu processo.


A melhor maneira de se definir o Produto de sua estratégia de Marketing, seguindo os 4 Ps é seguir essa bateria de perguntas:


  • É um produto físico ou digital? Qual seu formato, estilo, tamanho e cor?

  • Qual o objetivo do produto? O problema ele promete resolver?

  • A quem o produto se destina?

  • Como e quando o cliente poderá usá-lo?

  • O diferencial competitivo do produto em relação aos concorrentes?

  • Qual o nome do produto e como ele se relaciona com a marca?


2. Preço


O segundo fator primordial para esta estratégia é a definição do preço do produto, afinal ele deverá gerar receita e garantir a saúde da empresa.


Pensando nisso, você precisa desenvolver um sistema de precificação, onde são levados em consideração o custo de produção, o valor do impacto do produto e o poder aquisitivo do seu público final.


Portanto, a definição do valor de venda deverá condizer com a oferta e a entrega de resultados que você está propondo.


Reflita: O impacto gerado pela aquisição de seu produto vale o que ele custa? Caso a resposta seja sim, você está comunicando isto corretamente?


Finalmente, pergunte-se:


  • Quais são os Métodos de precificação?

  • Existe um sistema de Descontos?

  • Qual o Período de pagamento?

  • Teremos uma Política de crédito disponível?


3. Praça


A partir da definição do produto e seu devido valor, se faz necessário definir a praça, ou seja, o local onde ele será comercializado.


Seja no mundo físico, ou no digital, é preciso definir as especificações dos locais de venda e distribuição dos produtos.


A logística também deve ser levada em consideração, a fim de melhorar a entrega e a rapidez da reposição, consequentemente a satisfação do cliente.


Pergunte-se:


  • Quais serão os Canais de distribuição e pontos de venda?

  • Onde o produto será armazenado?

  • Como será feito o Manuseio dos produtos?

  • E o Transporte?

  • Como funciona o Controle do inventário?

  • Como se dá o Processamento dos pedidos?


4. Promoção


Finalmente chegamos ao último fator dos 4 Ps do Marketing.


Quando falamos de Promoção, estamos desenvolvendo as definições da oferta daquele produto e não somente sua condição de pagamento.


Qual será a reação esperada de seu público ao se deparar com o produto e sua oferta?


Espera-se que a estratégia elaborada tenha como objetivo potencializar a chance de vendas. Por isso é necessário desenvolver o melhor sistema de oferta para cada produto.



Dentre os principais elementos de um mix de promoção satisfatório, estão:


  • Materiais impressos;

  • Relações públicas;

  • Outbound marketing;

  • Inbound marketing: redes sociais, blogs, email marketing, etc;

  • Promoção de vendas.

  • Etc.


4. A aplicabilidade dos 4 Ps do Marketing


As estratégias de Marketing que buscam obter melhores resultados e um crescimento exponencial, podem conseguir melhores resultados ao avaliar com cuidado estes fatores apresentados.


Quanto mais multidisciplinar e melhor integrada ela estiver, mais rápido e mais assertivamente você chegará ao seu cliente e baterá suas metas.


Isto sem mencionar que a avaliação de dados que exigem comprometimento de outros setores, acaba corroborando para uma melhor comunicação organizacional.


Assim a performance geral é elevada e os resultados chegarão, definitivamente.


E por falar em performance, aproveite agora para assistir a nossa mentoria gratuita sobre Alta Performance em Gestão e leve sua empresa para o próximo nível.




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