O conceito dos Ps do Marketing foi difundido globalmente pelo autor Philip Kotler, mas já era mencionado lá na década de 1950, através de Neil Borden.
Com várias releituras e nomes diferentes, os 4 Os do Marketing são pontos de foco que, se trabalhados corretamente, tem tudo para escalar os resultados de sua empresa.
Portanto, preparamos este artigo onde você aprenderá a utilizar os 4 Os do Marketing com um Profissional, através dos tópicos:
Não se esqueça de anotar tudo que achar importante!
1. Os 4 Ps do marketing – O que são?
Partimos do princípio de que as iniciativas do time de marketing são destinadas ao aumento da notoriedade da empresa e, consequentemente, do aumento das vendas e dos resultados.
Sendo assim, os principais fatores que compõem o planejamento estratégico do setor são chamados de “Os 4 Ps do Marketing.
Eles são referências de planejamento que simbolizam um checklist de acertos fundamentais para o sucesso da campanha de um determinado produto.
Os nomes que se dão a estes fatores são: Produto, Preço, Praça e Promoção. É por meio do uso apropriado desses pilares que a empresa vai divulgar, vender e fortalecer a sua marca.
A ideia é que com o alinhamento destes quatro itens ao planejamento, sua campanha de marketing tende a ter o que é preciso para obter sucesso.
2. Quais os principais fatores?
Apesar de soar uma estratégia milagrosa, a análise destes elementos apenas fará seu impacto a partir do processamento de alguns fatores, internos e externos:
Fatores Internos
Estas são aquelas variáveis que surgem de dentro da empresa, ou seja, que estão atreladas ao sistema organizacional do negócio:
Os objetivos da marca;
A natureza dos produtos;
O ciclo de vida dos produtos;
Recursos disponíveis.
Fatores Externos
Já estas, são aquelas variáveis que estão atreladas a situações de fora da empresa, com vieses sociais ou culturais:
O nível de competição do nicho;
O comportamento do consumidor;
A eficiência dos canais de comunicação;
O controle do governo.
3. Os 4 Ps
Chegou a hora de detalhar quais são os quatro Ps do Marketing e seu devido impacto na sua Gestão:
1. Produto
O fator mais importante deste conceito é o Produto, afinal, é necessário que exista entrega em qualquer negócio fechado.
Vale ressaltar que quando dizemos “Produto”, não estamos nos referindo unicamente a um objeto tangível, mas sim a um conceito relacionado a resultado, que pode ser a venda de um objeto, um serviço, uma ideia ou mesmo uma marca.
Sendo assim, toda organização possui um mix de produtos que são ofertados diariamente em seu processo.
A melhor maneira de se definir o Produto de sua estratégia de Marketing, seguindo os 4 Ps é seguir essa bateria de perguntas:
É um produto físico ou digital? Qual seu formato, estilo, tamanho e cor?
Qual o objetivo do produto? O problema ele promete resolver?
A quem o produto se destina?
Como e quando o cliente poderá usá-lo?
O diferencial competitivo do produto em relação aos concorrentes?
Qual o nome do produto e como ele se relaciona com a marca?
2. Preço
O segundo fator primordial para esta estratégia é a definição do preço do produto, afinal ele deverá gerar receita e garantir a saúde da empresa.
Pensando nisso, você precisa desenvolver um sistema de precificação, onde são levados em consideração o custo de produção, o valor do impacto do produto e o poder aquisitivo do seu público final.
Portanto, a definição do valor de venda deverá condizer com a oferta e a entrega de resultados que você está propondo.
Reflita: O impacto gerado pela aquisição de seu produto vale o que ele custa? Caso a resposta seja sim, você está comunicando isto corretamente?
Finalmente, pergunte-se:
Quais são os Métodos de precificação?
Existe um sistema de Descontos?
Qual o Período de pagamento?
Teremos uma Política de crédito disponível?
3. Praça
A partir da definição do produto e seu devido valor, se faz necessário definir a praça, ou seja, o local onde ele será comercializado.
Seja no mundo físico, ou no digital, é preciso definir as especificações dos locais de venda e distribuição dos produtos.
A logística também deve ser levada em consideração, a fim de melhorar a entrega e a rapidez da reposição, consequentemente a satisfação do cliente.
Pergunte-se:
Quais serão os Canais de distribuição e pontos de venda?
Onde o produto será armazenado?
Como será feito o Manuseio dos produtos?
E o Transporte?
Como funciona o Controle do inventário?
Como se dá o Processamento dos pedidos?
4. Promoção
Finalmente chegamos ao último fator dos 4 Ps do Marketing.
Quando falamos de Promoção, estamos desenvolvendo as definições da oferta daquele produto e não somente sua condição de pagamento.
Qual será a reação esperada de seu público ao se deparar com o produto e sua oferta?
Espera-se que a estratégia elaborada tenha como objetivo potencializar a chance de vendas. Por isso é necessário desenvolver o melhor sistema de oferta para cada produto.
Dentre os principais elementos de um mix de promoção satisfatório, estão:
Materiais impressos;
Relações públicas;
Outbound marketing;
Inbound marketing: redes sociais, blogs, email marketing, etc;
Promoção de vendas.
Etc.
4. A aplicabilidade dos 4 Ps do Marketing
As estratégias de Marketing que buscam obter melhores resultados e um crescimento exponencial, podem conseguir melhores resultados ao avaliar com cuidado estes fatores apresentados.
Quanto mais multidisciplinar e melhor integrada ela estiver, mais rápido e mais assertivamente você chegará ao seu cliente e baterá suas metas.
Isto sem mencionar que a avaliação de dados que exigem comprometimento de outros setores, acaba corroborando para uma melhor comunicação organizacional.
Assim a performance geral é elevada e os resultados chegarão, definitivamente.
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