top of page

UM GUIA SOBRE RECRUTAMENTO INTELIGENTE PARA QUALQUER SEGMENTO

Foto do escritor: Fernando FreitasFernando Freitas

Atualizado: 10 de mar. de 2022



Você certamente já se perguntou como deixar seu recrutamento mais inteligente. Principalmente rem relação às mudanças e à transformação digital nos setores empresariais.


Como seria possível aproveitar dessa modernização para aprimorar os processos internos?


Como fazer um projeto de recrutamento inteligente e colocar em prática em sua empresa?


Pois bem, são essas e outras perguntas que tentaremos responder nesse texto, como:



Como definir recrutamento inteligente?


Pode-se definir o Recrutamento Inteligente como a aplicação de diversas ferramentas para aprimorar a seleção dos colaboradores de sua equipe.


Tirando proveito, principalmente, da tecnologia, se torna possível realizar uma seleção de pessoal mais precisa e que encaminhe profissionais qualificados e com as melhores habilidades para determinada função.


Primeiramente, é necessário buscar compreender onde os profissionais qualificados e apropriados estão se colocando à disposição para contratação.


A partir daí pode-se usar sistemas para filtrar apenas aqueles que se enquadram naquelas qualificações específicas, ou mesmo realizar uma triagem através de algum sistema de gerenciamento de pessoas.


Podemos dizer que existem dois tipos básicos de recrutamento normalmente utilizados pelas empresas.


O recrutamento operacional é realizado de forma manual e está sujeito a influências de julgamento, exposto, assim, a um risco maior de falhas durante o processo.


Um exemplo de risco de falhas é o recrutamento de pessoas queridas que não se qualificam para a função e acabam diminuindo a performance da equipe.


Porém, ao se utilizar a tecnologia de forma estratégica no recrutamento, a possibilidade de erros é reduzida, já que os sistemas informatizados podem reunir informações quantitativas e qualitativas que não dão margem para erros interpretativos, ou comportamentais.


Mas é claro, independentemente dessas mudanças, o recrutamento inteligente não dispensa a participação de profissionais de RH capazes de captar nuances de comportamento e conduzir diálogos que possam expor o melhor de cada candidato, tornando-se cada vez mais um RH consultivo.



Como o recrutamento inteligente funciona na prática?


O recrutamento inteligente utiliza algumas ferramentas e estratégias para atrair possíveis colaboradores que se enquadram melhor na função e na equipe.


E um dos fatores interessantes deste processo é que os profissionais estão mais preparados para apresentar e vender suas habilidades, assim como demandam um mercado que corresponda a estas qualificações.


Afinal, o recrutamento de um pessoal que se adapte bem em suas funções tende a resultar em uma melhora na performance geral.


É importante ressaltar que nem sempre foi assim. Antigamente os processos de recrutamento eram mais engessados.



Portanto o recrutamento inteligente acabou incentivando mais exigência profissional da parte dos candidatos e também das empresas.


Esta exigência gradualmente tem direcionado bons profissionais para bons cargos.


E um dos aspectos deste direcionamento é o teste de perfil comportamental, que avalia e prepara o colaborador e a empresa para um bom relacionamento interpessoal.


Além disso, essa avaliação permite a escolha de um perfil que tenha maior adesão à cultura da empresa.


Passo 1 - Divulgação das vagas


Existem inúmeras plataformas de bancos de vagas online e redes sociais, como o linkedin, que comportam anúncios e postagens que anunciem a demanda por novos funcionários.


A divulgação nos veículos adequados pode aumentar as chances de recrutar um profissional qualificado.


Passo 2 - Triagem dos currículos


Utilizando um sistema de triagem de currículos, o gestor pode poupar um tempo valioso que gastaria com acessos a e-mails e conferência de páginas.


Este tempo extra virá a se tornar muito útil, pois ele tem assim a oportunidade de avaliar qualitativamente e com mais atenção às qualificações dos candidatos.


Passo 3 - Entrevistas remotas


Uma excelente maneira de poupar recursos internos, como tempo do gestou, ou mesmo uma possível pausa no processo produtivo, é fazer a primeira entrevista de forma remota.


Isto não somente acelera o processo de evolução, ou mesmo interrupção no recrutamento, como muitas vezes deixa os candidatos mais à vontade.


Passo 4 – Controle do Processo Seletivo


Com o estabelecimento de métodos e ferramentas de recrutamento, você pode aprimorar o processo seletivo.


Uma possibilidade é automatizar os testes e dinâmicas através de softwares que avaliam a performance e o prazo dos candidatos.


Motivos para implantar o Recrutamento Inteligente


Em primeiro lugar, é preciso relembrar que o processo de recrutamento vai ter como objetivo a escolha do profissional que melhor se qualifica para determinada função.


Portanto, é um processo que pode não seguir necessariamente a lógica do recrutamento convencional, onde um currículo é preenchido e depois enviado para as empresas avaliarem a possibilidade de contratação.


Então as etapas podem variar de acordo com a vaga disponível, nível técnico, ou mesmo setor da empresa.


Recrutamento interdisciplinar


Com um processo de integração entre os setores através da tecnologia, pode-se trocar informações sobre novas políticas da empresa, ou avaliar questões referentes a outros setores.


Por exemplo: O Gestor comercial pode compartilhar observações sobre as características e soft skills da sua equipe, para que o RH priorize alguma personalidade complementar àquele time.


Atualização do banco de dados


Com a atual revolução tecnológica, a informação corre cada vez mais rápida e tem um impacto cada vez mais imediato.


Por isso, ao ter acesso a um banco de dados informatizado os candidatos podem atualizar seus currículos, suas experiências e aprendizado de forma instantânea.


Isso sem falar na sustentabilidade de se evitar gastos excessivos de papel e insumos.


Metodologias para um recrutamento inteligente.


Existem diversas medidas que você pode adotar para realizar um recrutamento inteligente que gere resultados positivos. Conheça a seguir!


1. Seminários e Workshops


Uma das chaves para o sucesso de uma organização é o aprimoramento profissional e pessoal dos colaboradores.


Existem inúmeros cursos e eventos que tem foco em treinamento e capacitação, principalmente no que tange o interpessoal e o RH.



Dê espaço para sua equipe brilhar!


2. Recrutamento pelo site da Empresa


Uma estratégia muito inteligente é divulgar as vagas e fazer o processo de recrutamento através do site da empresa.


Nesta plataforma estarão disponíveis as informações e os princípios da empresa, assim você poderá se antecipar e descrever no local apropriado o tipo de profissional que se qualifica para compor a equipe. Isto chama-se fit cultural.


3. Torne a empresa conhecida como boa empregadora


Quando o profissional já estiver integrado e participando ativamente do organograma, ele precisará se sentir confiante e reconhecido para que exista um feedback positivo.


Sua empresa será conhecida como boa empregadora, ao se tornar uma boa empregadora. E este diferencial eventualmente chegará aos novos candidatos.


Checklist de Recrutamento Inteligente


E finalmente, resumimos todos os passos neste checklist para que você não se esqueça de nenhuma etapa:


  1. monte um banco de talentos;

  2. apresente uma cultura organizacional transparente;

  3. elabore um plano de carreira para os funcionários;

  4. mantenha o time de RH sempre atualizado sobre processos de recrutamento;

  5. atue em todas as etapas do processo;

  6. acompanhe a evolução funcional durante o período de adaptação;

  7. colha feedbacks.


Caso você tenha se interessado pela sistematização deste processo de recrutamento, clique aqui e assista a primeira aula da formação que vai te transformar no Gestor que você sonha em ser!




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page