Turnover significa basicamente um indicador da taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa em relação ao quatro total de colaboradores.
Existem muitos fatores a serem considerados ao se avaliar esse índice, afinal existem diversas condições diferentes de turnover.
Lendo este artigo você vai entender como as empresas acabam chegando em nos índices específicos de turnover e o que isto pode significar.
Má Gestão de Pessoas? Escalabilidade?
Entenda abaixo:
O que é turnover?
Turnover é o termo em inglês para “rotatividade”. O termo parece simples, mas uma análise aprofundada mostra que a alta rotatividade de profissionais pode ter consequências bem complexas para o negócio.
Por isso é necessário fazer a comparação dos números de contratações e de demissões a fim de contextualizar com o momento atual do negócio.
Por exemplo, quando uma empresa está em expansão, a tendência é que profissionais sejam contratados com frequência. Então, o número de entradas será elevado em relação ao total.
Agora, se o desligamento de funcionários tem acontecido com frequência, pode ser que exista algum problema de gestão que precisa ser ajustado.
A rotatividade na empresa é um problema?
Não necessariamente. Cada pessoa tem seus momentos de decisão e cada profissional está em um momento profissional diferente e por isso é natural que alguns funcionários bons se desliguem com o tempo.
Porém, o tempo gasto para um novo profissional se qualificar, compreender e aplicar os processos e se adequar à cultura da empresa acaba sendo um gasto de recursos. Isso sem levar em consideração os impostos e gastos com a demissão.
Além disso, deve-se ficar atento ao fato de porque este número está variando. Por exemplo, uma empresa que está expandindo, provavelmente está trocando seus funcionários inexperientes por outros mais experientes.
Por isso, não é possível bater o martelo e dizer se o turnover é algo ruim, mas definitivamente é um indicador que exige atenção!
Tipos de turnover
Como a avaliação do impacto da taxa de turnover pode ser algo cheio de nuances, dividiu-se em quatro categorias de turnover, para facilitar o processo de análise qualitativa.
1. Turnover voluntário
É quando o colaborador pede demissão. Normalmente acontece por insatisfação com as condições de trabalho ou grandes mudanças de carreira.
2. Turnover involuntário
É quando a empresa realiza o desligamento do funcionário. Pode acontecer por diversos fatores, mas normalmente ocorre por baixo desempenho, ou descumprimento das políticas internas.
3. Turnover funcional
Esta categoria pode ser funcional e benéfica para o negócio, pois se dá quando um funcionário com baixo rendimento pede para sair da empresa. Dessa forma, a organização não precisa arcar com os custos da demissão e pode focar este recurso para a contratação de um funcionário com melhor adaptabilidade.
4. Turnover disfuncional
Já nesta categoria acontece o contrário, pois é quando a empresa não consegue segurar um grande talento, pelos motivos que forem. Isto pode acarretar em uma queda brusca na performance geral.
Como calcular o Turnover?
Para definir de forma mais clara, o Turnover é um cálculo onde são relacionados o (1) número de contratações da empresa, (2) número de demissões e (3) o tamanho do quadro de funcionários.
Calcular o índice de rotatividade é simples. Basta somar o número de colaboradores desligados (2) com as contratações (1) e depois dividir pelo número total de colaboradores da empresa (3).
Turnover ideal x turnover aceitável
Cada tipo de organização, segmento e conjunto de políticas internas irão definir o turnover aceitável. E isto varia de acordo com as condições do mercado e da economia vigente, também.
Sendo assim, o turnover ideal gira em torno de 1% ao mês de acordo com especialistas da área do RH, porém mais importante é que se atente na avaliação qualitativa do índice de turnover, para tentar compreender por que o mesmo está ocorrendo.
Se, por exemplo, seu negócio está com um alto índice de turnover, pode significar que está havendo alguma falha na gestão de pessoas, ou de processos, que está fazendo estes funcionários quererem sair da empresa.
Como evitar os prejuízos da rotatividade?
Como apontado anteriormente, um índice de turnover muito alto, pode significar excesso de custos com demissões e contratações, além de investimento de tempo e recursos em novos recrutamentos.
Por isso, uma boa maneira de evitar prejuízo ao lidar com o turnover, é melhorando o processo de contratação, utilizando ferramentas e estratégias para tornar seu recrutamento mais inteligente. Já falamos sobre isto em outro artigo, leia aqui.
Tanto os colaboradores mais antigos precisam se sentir motivados e respeitados, como os novos precisam passar por um processo de onboarding transparente e verdadeiro.
Dessa maneira, as expectativas e detalhes são esclarecidos com antecedência e o profissional pode ser melhor posicionado de acordo com suas habilidades.
Principais motivos para um turnover alto
Qualquer empresa está exposta à possibilidade de ter de lidar com o turnover em algum momento. Por isso, procure se antecipar e evitar estes motivos pelos quais pode acontecer um aumento da rotatividade:
Remuneração baixa: os colaboradores acreditam que recebem menos do que deveriam;
Falta de reconhecimento: às vezes não é em dinheiro e sim com formas de mostrar a importância do trabalhador para a empresa;
Desmotivação: muitas vezes acontece por uma combinação entre os dois primeiros fatores ou por desgaste nesta relação;
Preocupação com o futuro da empresa: quando o negócio não possui uma boa organização e os colaboradores conseguem perceber isso;
Baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: acontece em situações em que a pessoa trabalha demais e não consegue ter muito tempo para relaxar.
5 maneiras de reduzir a rotatividade
Quando o nível de turnover é elevado, os gestores precisam buscar encontrar soluções para evitar um desgaste da empresa e seus recursos.
Abaixo você verá algumas maneiras eficazes de diminuir este índice:
Revisão do processo de contratação e conversão em um Recrutamento Inteligente;
Desenvolver uma política de Cargos e salários, além de planos de carreira;
Ter um protocolo para gerir conflitos e aumentar a moral da equipe;
Promover um bom clima organizacional, além de feedbacks frequentes;
Relacione e registre as motivações e razões dos desligamentos, para compreender melhor esta tendência com o decorrer do tempo.
Siga estas dicas e certamente você estará preparado para evitar cair em uma situação de turnover alto. Porém, se você precisa de ajuda pra contornar seu turnover com urgência, confira a aula gratuita de nossa formação de Alta Performance em Gestão.
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