QUAIS KPIs SE APLICAM PERFEITAMENTE AO SEU NEGÓCIO?
- Fernando Freitas
- 17 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2022
Os KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores de desempenho que buscamos utilizar para dar melhor compreensão para o núcleo gestor, sobre a performance da empresa.

Sendo assim, os KPIs são ferramentas excelentes para se assegurar de que o planejamento está cumprindo com os parâmetros que foram estabelecidos.
Qual o significado de KPI?
KPI significa Key Performance Indicator ou, em português, Indicador-chave de Performance.
Estas chaves são um conjunto de metodologias que analisam quantitativa e qualitativamente a performance de determinado processo.
Um KPI pode ser uma taxa percentual, um número absoluto, um padrão de repetição, ou mesmo uma tendência de reação do usuário.
Tudo vai depender de qual a sua necessidade em relação à análise dessas métricas.
Quais são os modelos de KPI?
Bom, vamos partir do princípio que o KPI mais adequado para ser utilizado é aquele que se enquadra na necessidade específica do projeto, ou da campanha em questão.
Sendo assim, vamos usar este artigo para organizar alguns modelos de KPIs em alguns grupos, sendo eles: indicadores de capacidade, indicadores de produtividade, indicadores de qualidade e indicadores estratégicos.
Continue lendo para compreender melhor.
KPIs de Capacidade
Estes indicadores demonstram o quanto uma empresa será capaz de produzir em um determinado tempo.
Essas métricas trabalham muito bem em conjunto com os indicadores de produtividade e qualidade, já que a relação entre esses três mostra o potencial de competitividade de uma organização.
Alguns exemplos de KPIs de Capacidade:
Produtos produzidos por hora;
Atendimentos aos clientes por mês;
Correspondências enviadas por dia.
KPIs de Produtividade
Já os modelos de KPIs de produtividade são aqueles utilizados especialmente na Gestão Financeira de uma empresa.
Essas métricas terão a função de avaliar a eficiência dos processos nas empresas e o quanto isso impacta nos rendimentos.
Sendo assim, você será capaz de descobrir quais recursos estão sendo desperdiçados, ou quais setores estão sendo mais rentáveis.
Alguns exemplos de KPIs de Produtividade:
Índice de lucratividade;
Capacidade de produção;
Taxa de conversão de vendas;
Custo de Aquisição por Cliente.
KPIs de Qualidade
Os indicadores de qualidade fazem a análise de qualquer erro ou imprevisto durante a produção.
Eles têm a função de mensurar o impacto da qualidade total, possibilitando melhoria no resultado final.
Alguns exemplos de KPIs de Qualidade:
Eficiência;
Efetividade;
Eficácia.
KPIs Estratégicos
Os modelos de KPIs estratégicos demonstram a situação do empreendimento em relação às metas e objetivos estabelecidos.
Através de comparações e análises do processo durante a execução de um ciclo, se torna possível constatar o alinhamento da equipe com as metas e os objetivos.
Alguns exemplos de KPIs Estratégicos:
Percentual de lucratividade;
Nível de crescimento mês a mês;
Ticket médio das vendas;
Como escolher o melhor KPI?
Os KPIs, como dito anteriormente, são indicadores de desempenho da sua organização, portanto eles precisam estar alinhados com os princípios e objetivos da empresa.
Sendo assim, ao escolher um KPI você precisa se atentar às necessidades da empresa e aos dados que ela te fornece.
Então reúna as metas a serem cumpridas e as políticas do negócio, depois siga estas recomendações e você escolherá os KPIs certos para analisar seu desempenho.
Relevância
Se você procurar KPIs positivos, encontrará por todo lado, porém não necessariamente eles terão a relevância que seu time estratégico precisa.
Foque nos indicadores que podem resultar em ações concretas.
Tomada de decisões
E falando em ações, é muito importante que os KPIs influenciem nas tomadas de decisões estratégicas.
Se um conjunto de dados indica que o melhor a se fazer é encerrar um processo, faça.
O prolongamento poderá causar danos irreversíveis.
Frequência
E por último, mas não menos importante, é importante que se avaliem dados referentes a ciclos específicos e não dados pontuais, para evitar equívocos.
Assim como se faz importante repetir e aprimorar as análises com o passar dos ciclos.
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