Você sabia que uma gestão de equipe forte pode aumentar a produtividade de seus funcionários?
Isso, porém, não acontece da noite para o dia. É preciso muita preparação e estudo interno para descobrir como implementar melhor os métodos de gerenciamento de equipe em sua organização.
Além da gestão de equipes como forma de melhorar o engajamento dos colaboradores, os procedimentos contemplam exclusivamente o setor de RH e não envolvem os líderes de cada equipe.
A administração de equipes externas, por exemplo, é uma responsabilidade que faz parte do dia a dia do RH, que deve garantir o acompanhamento da jornada de trabalho desses colaboradores.
Como resultado, é necessária uma comunicação interna eficaz não só entre a empresa e o colaborador, mas também entre os tempos de cada região.
O que é a gestão de equipes?
Cuidar da equipe é um dever crítico para todas as empresas. Afinal, é responsabilidade primordial dos trabalhadores garantir que a empresa alcance bons resultados, sempre com a ajuda de líderes fortes.
Como resultado, a gestão das equipes da empresa inclui a garantia do bem-estar, motivação e qualidade de vida dos colaboradores!
RH: Dicas para melhorar a gestão de equipes na sua empresa
A gestão da equipe deve ser estruturada de forma eficaz para ser eficaz. Esse é um desafio significativo para determinados negócios que não possuem uma cultura empresarial, propósito, visão e valores definidos, ou objetivos estratégicos, por exemplo.
Afinal, a gestão de equipes implica em garantir que todos os processos sejam executados com sucesso.
Confira os tópicos a seguir para obter alguns conselhos práticos sobre como aprimorar o gerenciamento de equipes em seu local de trabalho.
Tenha um líder capaz
O líder do gestor de equipe deve ser um profissional com certas características. Isso se deve à responsabilidade do líder em orientar a equipe e estimular cada membro a desenvolver continuamente suas habilidades.
Grandes líderes incentivam pessoas motivadas. À luz disso, um bom líder deve evoluir constantemente para se adaptar à evolução do mercado de trabalho.
A noção de liderança evoluiu ao longo do tempo. Aqueles que foram considerados bons líderes na década de 1990 quase certamente não serão considerados bons líderes na próxima década.
Como resultado, a adaptabilidade e o desejo de aprender são qualidades essenciais para os líderes de equipe.
Outro atributo fundamental é o equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com eventos difíceis.
No meio de uma crise, por exemplo, o líder não pode perder a calma porque ele deve ser a pessoa que tranquiliza sua equipe e encontra formas de superar a dificuldade.
Muitos líderes são mentores que educam muito seus liderados. Isso só é possível porque esse líder possui conhecimento técnico na área em que atua, além da capacidade de educar os demais.
A equipe deve se beneficiar constantemente do conhecimento do líder. Como resultado, todos os colaboradores crescerão juntos enquanto aprendem com seu mentor.
Saber ouvir é igualmente essencial para um líder forte. Afinal, a gestão de equipes é uma via de mão dupla: o líder conhece os requisitos da equipe e elabora métodos para proporcionar uma gestão mais adequada.
Processo de seleção assertivo
O gerenciamento de equipe deve começar bem antes que a organização contrate novos funcionários.
Por isso, é fundamental desenvolver um processo seletivo que busque especialistas que satisfaçam os requisitos da vaga, bem como se adequem à cultura corporativa e se adequem.
Mas como assim?
Todo negócio tem um propósito, que reflete por meio de sua cultura, atmosfera, missão, valores e visão.
Encontrar especialistas que compartilhem os mesmos objetivos do negócio minimiza as chances desse talento ficar insatisfeito com o dia a dia no ambiente de trabalho.
Uma das estratégias mais importantes para isso é recrutar e escolher indivíduos por meio de um procedimento criterioso.
Dê feedback à sua equipe.
Estabelecer uma cultura de feedback na empresa ajuda os funcionários a identificar seus pontos fortes e oportunidades de melhoria.
No entanto, conhecer as vulnerabilidades de um candidato só é possível se você tiver uma gestão de equipe bem estabelecida.
Também é fundamental para a empresa ouvir de seus funcionários o que os irrita e o que os deixa felizes.
A produtividade dos funcionários pode ser aumentada investigando as restrições de uma empresa e desenvolvendo planos de ação. No entanto, para que isso seja viável, os líderes responsáveis pelo feedback devem ser capazes de ouvir e dar voz às pessoas.
Organize o feedback em sua empresa mensalmente, trimestralmente ou semestralmente. Isso pode ser feito por meio de reuniões individuais com cada funcionário, bem como pesquisas internas.
Invista no marketing interno.
O endomarketing é uma estratégia que busca realizar ações dentro da empresa a fim de melhorar o engajamento dos funcionários e a percepção da organização.
O marketing e os recursos humanos devem colaborar para realizar um plano. Além disso, é preciso investir no planejamento para que sejam promovidos comportamentos como engajamento, motivação, reconhecimento, incentivo ao desenvolvimento profissional, entre outros.
Mas por que é fundamental para sua empresa priorizar o marketing interno?
É normal ver profissionais desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Como afirmado anteriormente neste artigo, isso faz com que o rendimento diminua e a empresa como um todo tenha um desempenho ruim.
Os funcionários são os principais responsáveis pelo desempenho da organização, portanto, é fundamental prestar muita atenção a eles.
É fundamental garantir que a cultura da empresa exista antes de ser reconhecida e apreciada publicamente.
Por isso, é fundamental examinar o pessoal, e táticas como o endomarketing podem auxiliar nesse cuidado.
Benefícios: por que fazer a gestão de equipes?
Além de melhorar o desempenho dos colaboradores, a gestão de equipes traz os seguintes benefícios para a empresa:
Alinhamento entre as equipes;
Possibilidade de avaliação do desempenho dos colaboradores;
Engajamento profissional;
Clima organizacional favorável e muito mais!
Colaboração entre equipes
Manter a comunicação interna da empresa em dia é sempre uma tarefa difícil para o RH. Quando o gerenciamento de equipes é usado, a comunicação entre os membros de cada equipe tende a melhorar.
Um dos benefícios de uma gestão bem-sucedida é o alinhamento da equipe em relação aos objetivos imediatos e de longo prazo da empresa.
Quando todos têm um propósito claro, fica muito mais fácil determinar qual será o plano de ação para atingir as metas.
Possibilidade de analisar o desempenho dos funcionários
Para realizar uma análise completa do desempenho dos colaboradores, os indicadores de desempenho são sempre críticos.
A gestão de equipes permite que os gestores de cada área tenham uma visão mais abrangente de sua equipe. Isso permite uma análise do desempenho de cada funcionário.
Tudo isso contribui para o desenvolvimento de planos e a identificação de gargalos nos processos existentes na empresa. Esses dados podem ser utilizados para criar uma estratégia para melhorar ainda mais o desempenho dos funcionários.
Considere um funcionário que sempre se saiu muito bem em seu trabalho diário. E então, de repente, seu desempenho começa a cair. Claro, é normal que os funcionários fiquem aquém das expectativas durante o ano; afinal, ninguém é perfeito.
No entanto, com base nos dados de desempenho, o gestor percebe que a redução no desempenho desse profissional tem sido consistente. Diante disso, é hora de bater um papo com esse funcionário e tentar descobrir o que o motivou a fazê-lo.
Existem várias explicações, incluindo questões pessoais, insatisfação com colegas de equipe, falta de reconhecimento, falta de motivação, falta de feedback, falta de liderança e assim por diante.
É possível entender as motivações desse funcionário e resolver suas preocupações conversando com ele.
Como resultado, a avaliação de desempenho é fundamental. É possível obter uma visão abrangente da equipe utilizando a gestão de equipes, o que não seria viável se não fossem utilizadas as práticas desse estilo de gestão.
Engajamento do time
Ter uma equipe que trabalha com um propósito e entende os objetivos da empresa coloca você à frente da concorrência. Outra vantagem da gestão de equipes é o contato e a troca de experiências entre as equipes.
Como consequência, os funcionários funcionarão como uma equipe para atingir as metas do grupo.
Isso não apenas incorpora os objetivos da organização, mas também eleva os profissionais a um nível superior, pois estão sempre aprendendo com seus colegas.
Funcionários motivados e felizes com seus trabalhos contribuem para um ambiente de trabalho tranquilo.
Quando feito corretamente, o gerenciamento de equipes ajuda a sustentar o clima organizacional, garantindo que a organização seja sempre um lugar fantástico para se trabalhar.
Gestão de equipes de Alta Performance: como fazer?
Você precisará de metas claras e muito monitoramento para gerenciar equipes de alta performance.
As ferramentas de gerenciamento de projetos e controle de tempo são as formas mais eficazes de gerenciar equipes.
Como você pode ver, um sistema de gerenciamento de projetos fornece aos líderes de cada equipe uma visão geral de como as operações de sua equipe estão progredindo. Isso permite que você veja quais trabalhos estão sendo executados rapidamente e quais estão demorando muito.
Nessa abordagem, um sistema de gerenciamento de projetos evita que reuniões desnecessárias ocorram. Afinal, todos poderão observar o andamento do sistema em projetos ou tarefas.
Outro elemento é a comunicação, que acaba se tornando horizontal, facilitando o alinhamento da equipe.
Ferramentas de metodologias ágeis, por outro lado, recrutam as habilidades e os especialistas nas posições certas para que um projeto seja executado com excelência e em tempo.
Todas as grandes empresas, aquelas que dão grandes resultados e com lucro consistente, todas elas trabalham com metodologias que aprimoram a performance da equipe.
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Conclusão
Ao longo deste artigo, explicaremos o que é gestão de equipes e quais são as principais sugestões para a implementação dessa forma de gestão em sua empresa.
Como você pode ver, tudo isso pode levar a uma melhor produtividade dos funcionários, mais envolvimento da equipe e um ambiente de empresa mais agradável.
Além disso, demonstramos como uma formação qualificada para Gestores pode elevar o desempenho de sua empresa.
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