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OS SEGREDOS DA GESTAO COMERCIAL

Atualizado: 10 de mar. de 2022




Uma empresa precisa, basicamente, de obter receita através do benefício que oferece e arcar com as despesas, enquanto espera ter lucro e cumprir seu propósito.


Olhando dessa forma, o setor comercial é um elemento fundamental para o sucesso dessa missão.


Afinal é este setor que cuidará do processo de captação, recepção e fidelização dos atuais e futuros clientes.


A atividade é imprescindível, sobretudo nos momentos de instabilidade e crescimento econômico.


Por isso, acompanhe nosso artigo e compreenda melhor esta área de atuação.

O que é Gestão Comercial?

Gestão Comercial é a área que atuará principalmente gerindo a entrada de clientes e sua devida injeção de recursos na empresa.



Sendo assim, o Gestor Comercial será uma ligação entre a necessidade do consumidor e a necessidade do operacional, delineando os melhores termos para o sucesso da operação.


Portanto, ele trabalhará na formação de preços, pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores, definição de pontos de vendas, entre outras atividades.

O que se espera de um Gestor Comercial?

O Gestor Comercial precisa ter conhecimentos práticos. Ele deve estar preparado para os desafios que surgirão no “front” da empresa.

É comum que este profissional utilize estratégias da área gerencial, como aquelas ligadas à economia, à administração e à contabilidade, e da área de vendas, a exemplo de promoção de vendas.




Assim, ele desenvolverá seu trabalho e de sua equipe levando em consideração questões tributárias, ligadas ao cliente e à concorrência, além de fazer uma boa política de custos.

Onde posso aplicar a Gestão Comercial?

O Gestor Comercial pode atuar em diversas áreas e empresas de diferentes portes e setores de atuação.


No setor de vendas, esse profissional pode ser responsável pela performance da equipe na prospecção de clientes e no fechamento de contratos.


Também pode ser viável a implementação de novas metodologias de vendas, aliadas à diagnósticos de mercado.


Outra atribuição muito funcional do gestor comercial está na liderança da equipe de atendimento ao cliente.


Neste setor a busca é por melhorar os resultados com a fidelização, onboarding, recorrência e satisfação do cliente.

Como implementar a Gestão Comercial?

São muitas as técnicas que podem ser aplicadas pelo Gestor Comercial, sobretudo com a colaboração de sua equipe.


Com os métodos apropriados, é possível potencializar os resultados e permitir a escalada do negócio.


Primeiramente, experimente alinhar suas expectativas com o setor de marketing, que permite resultados extraordinários quando trabalha em conjunto com o setor de vendas.


Relacione aspectos importantes, como:


  • Ciclo de Vida do Produto;

  • Perfis de Clientes;

  • Estudo de Mercado;

  • Estudo de Concorrentes;

  • Estudo de Portfólio;

  • Estudo da Oferta;

  • Plano de Mídia;

  • Plano de Atendimento;

  • Indicadores de Resultados.


E finalmente, procure motivar sua equipe, demonstrar os resultados e implementar metodologias funcionais, como a técnica APONTE, por exemplo:


Abordagem Positiva

Pesquisar o Cliente

Oferecer uma Demonstração Envolvente

Negociar e Neutralizar as Objeções

Tomar a Iniciativa e Fechar a Venda

Estender o Relacionamento



Após seguir essas dicas, você será capaz de dar um enorme avanço em sua Gestão Comercial.


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Caso precise de uma Consultoria Prática para enxugar seu processo e sair da estagnação, acesse nossa Capacitação Online.




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