OS SEGREDOS DA GESTAO COMERCIAL
- Fernando Freitas
- 3 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2022

Uma empresa precisa, basicamente, de obter receita através do benefício que oferece e arcar com as despesas, enquanto espera ter lucro e cumprir seu propósito.
Olhando dessa forma, o setor comercial é um elemento fundamental para o sucesso dessa missão.
Afinal é este setor que cuidará do processo de captação, recepção e fidelização dos atuais e futuros clientes.
A atividade é imprescindível, sobretudo nos momentos de instabilidade e crescimento econômico.
Por isso, acompanhe nosso artigo e compreenda melhor esta área de atuação.
O que é Gestão Comercial?
Gestão Comercial é a área que atuará principalmente gerindo a entrada de clientes e sua devida injeção de recursos na empresa.

Sendo assim, o Gestor Comercial será uma ligação entre a necessidade do consumidor e a necessidade do operacional, delineando os melhores termos para o sucesso da operação.
Portanto, ele trabalhará na formação de preços, pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores, definição de pontos de vendas, entre outras atividades.
O que se espera de um Gestor Comercial?
O Gestor Comercial precisa ter conhecimentos práticos. Ele deve estar preparado para os desafios que surgirão no “front” da empresa.
É comum que este profissional utilize estratégias da área gerencial, como aquelas ligadas à economia, à administração e à contabilidade, e da área de vendas, a exemplo de promoção de vendas.
Assim, ele desenvolverá seu trabalho e de sua equipe levando em consideração questões tributárias, ligadas ao cliente e à concorrência, além de fazer uma boa política de custos.
Onde posso aplicar a Gestão Comercial?
O Gestor Comercial pode atuar em diversas áreas e empresas de diferentes portes e setores de atuação.
No setor de vendas, esse profissional pode ser responsável pela performance da equipe na prospecção de clientes e no fechamento de contratos.
Também pode ser viável a implementação de novas metodologias de vendas, aliadas à diagnósticos de mercado.
Outra atribuição muito funcional do gestor comercial está na liderança da equipe de atendimento ao cliente.
Neste setor a busca é por melhorar os resultados com a fidelização, onboarding, recorrência e satisfação do cliente.
Como implementar a Gestão Comercial?
São muitas as técnicas que podem ser aplicadas pelo Gestor Comercial, sobretudo com a colaboração de sua equipe.
Com os métodos apropriados, é possível potencializar os resultados e permitir a escalada do negócio.
Primeiramente, experimente alinhar suas expectativas com o setor de marketing, que permite resultados extraordinários quando trabalha em conjunto com o setor de vendas.
Relacione aspectos importantes, como:
Ciclo de Vida do Produto;
Perfis de Clientes;
Estudo de Mercado;
Estudo de Concorrentes;
Estudo de Portfólio;
Estudo da Oferta;
Plano de Mídia;
Plano de Atendimento;
Indicadores de Resultados.
E finalmente, procure motivar sua equipe, demonstrar os resultados e implementar metodologias funcionais, como a técnica APONTE, por exemplo:
Abordagem Positiva
Pesquisar o Cliente
Oferecer uma Demonstração Envolvente
Negociar e Neutralizar as Objeções
Tomar a Iniciativa e Fechar a Venda
Estender o Relacionamento
Após seguir essas dicas, você será capaz de dar um enorme avanço em sua Gestão Comercial.
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