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OS PODEROSOS PILARES DA GESTÃO DE PESSOAS

Foto do escritor: Fernando FreitasFernando Freitas




O investimento em equipes tem a capacidade de aumentar a satisfação e o engajamento profissional, afetando favoravelmente os objetivos da empresa.


É aí que entra a gestão de pessoas, técnica necessária para poder expandir constantemente as empresas, capitalizar os talentos contratados, liderar o trabalho da área de Recursos Humanos e garantir melhores resultados.


Queremos transmitir a importância da gestão do capital humano e seus pilares com você neste post para que ela realmente faça a diferença na sua empresa.


O que é gestão de pessoas?


A gestão de pessoas é um conjunto de estratégias utilizadas para gerenciar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.


Portanto, se faz necessário que o Gestor faça as devidas avaliações dos cenários em que a empresa se encontra e comece a destacar as habilidades e possíveis direcionamentos estratégicos dos colaboradores da equipe.


  • Os objetivos da gestão estratégica de pessoas envolvem:

  • A partir de ações implementadas pelo RH, desenvolver estratégias que visam melhorar a performance no cumprimento de metas;

  • Trabalhar pela melhora da performance e Alto Desempenho;

  • Estabelecer as pessoas com boas qualificações e habilidades, além de guia-las para os setores mais adequados.

  • Desenvolver um ambiente de comunicação agradável e respeitoso;

  • Incentivar uma abordagem e interação mais ética.


Você provavelmente já percebeu o quanto é importante investir na valorização do capital humano agora que entende o que é gestão de pessoas.


No entanto, para uma administração eficaz, é necessário avaliar as necessidades dos colaboradores e da organização e tomar medidas para assegurar a evolução e o crescimento interno da empresa.


Você deve basear seu trabalho nos pilares da gestão de pessoas para alcançar uma atuação mais estratégica e eficaz. Veja quais são:


1. Motivação


Essa é a base para que os demais pilares e a gestão do capital humano proporcionem os resultados desejados, pois colaboradores motivados são mais produtivos, absorvem prontamente novas funções e mantêm um clima interno harmonioso.


Os funcionários ficaram desmotivados por vários motivos, incluindo falta de propósito no trabalho, atitudes gerenciais rígidas, cultura da empresa desagradável e ferramentas ineficientes.



Combater essas variáveis que sufocam a motivação é fundamental, assim como determinar se a sensação é comum ou exclusiva de um profissional.


Também é fundamental determinar o que está causando a indiferença o mais rápido possível, especialmente em situações isoladas, porque um indivíduo desengajado pode ter um impacto em toda a equipe.


Isso se deve ao fato de que a motivação está ligada ao engajamento, razão pela qual esse conceito se tornou tão popular. A participação dos colaboradores tornou-se essencial para o desempenho da organização e para evitar a perda de talentos por ausência ou competição.


No entanto, a motivação é uma experiência pessoal, e é responsabilidade do gestor entender o que motiva cada funcionário e desenhar técnicas que alcancem os resultados desejados.


As principais abordagens para diagnosticar e motivar os trabalhadores são as seguintes:


Colaboradores Satisfeitos


As pessoas são atraídas por altos salários, incentivos, trabalho em home office e viagens, entre outras coisas - há muitas alternativas. Como resultado, quando o líder está interessado no que seus seguidores desejam, as chances de sucesso disparam.


A gestão deve levar em conta as várias expectativas. Se, por um lado, a remuneração é o principal motivador de um grupo de colaboradores, os benefícios são responsáveis por atraí-los e retê-los.





Metas Desafiadoras


Um gestor inteligente deve conhecer os objetivos da empresa e, com base nesses números, traçar novas metas para os setores e para cada pessoa. Metas difíceis de alcançar são vitais para tirar as pessoas de suas zonas de conforto e estimular seu crescimento.


Recrutamento Inteligente


Atrair os especialistas mais compatíveis e alinhados com a cultura corporativa é essencial. As pessoas são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da empresa, por isso a equipe de recrutamento e seleção deve ir além do currículo. Já falamos sobre este assunto aqui neste artigo.


Feedbacks Contínuos


Esta técnica é um tipo de reconhecimento do trabalhador. Ele entende que seu chefe está preocupado com seu desempenho e que o objetivo é sempre melhorar.


O gestor deve focar no desenvolvimento de sua habilidade e pontos fortes. Por outro lado, para não desmotivar o colaborador, os temas de desenvolvimento devem ser abordados de forma progressiva.


Igualdade de condições


Essa estratégia vai além dos benefícios materiais — proporcionar recompensas pelo mérito é uma forma eficaz na retenção de talentos.





2. Liderança


Uma equipe de alto desempenho com base sólida e indivíduos talentosos trabalharão mais inspirados e engajados para serem liderados por alguém que seja um bom modelo.


Com isso, é responsabilidade do RH desenvolver os gestores da empresa para que possam servir de recurso para os trabalhadores.


Para isso, a formação do líder vai muito além das capacidades técnicas. Habilidades comportamentais, ou soft skills, como comunicação forte, interações interpessoais e, o mais importante, uma visão humanizada da equipe também devem ser valorizados.


3. Comunicação


Infelizmente, a comunicação clara ainda é uma fraqueza em vários negócios. No entanto, por se tratar de um pilar crítico para o negócio, deve ser uma meta para a gestão de pessoas.


Um gestor deve se comunicar de forma segura e transparente, eliminando qualquer ruído que possa atrapalhar processos e relacionamentos.


Quando uma empresa incentiva a prática da comunicação aberta e inclusiva, os talentos se sentem mais à vontade para apresentar suas ideias e fazer a diferença, auxiliando no crescimento do negócio.


Os profissionais querem ser ouvidos por seus supervisores e, quando sentem que não têm voz, ficam desmotivados.


Como resultado, o RH deve se esforçar para quebrar as barreiras de comunicação e diminuir o ruído no local de trabalho. Trabalhar em uma comunicação mais horizontal e intencional é uma abordagem para fazer isso.


Diversas abordagens e ferramentas tecnológicas estão atualmente acessíveis à gestão para aumentar o engajamento, o compartilhamento de informações e as propostas em todos os níveis da estrutura organizacional.


4. Cooperação


Cooperação é uma palavra de ordem entre as empresas líderes de mercado. Para desenvolver um ambiente mais colaborativo – mais saudável para o clima organizacional – é fundamental evitar ter uma visão focada apenas na competição.



O team building é uma ideia essencial na gestão de pessoas, pois oferece a integração e a colaboração necessárias para atingir os objetivos. Nesse paradigma, todos os profissionais se desenvolvem juntos e mutuamente para o progresso pessoal e comercial.


O incentivo à colaboração também é um método para aumentar a confiança entre os talentos e seus chefes. Os profissionais se sentem mais livres para expressar seus pensamentos e ideias, o que influencia diretamente na inovação e na formação.


5. Capacitação


Por fim, a gestão de pessoas deve investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores da empresa. Essa é uma característica cada vez mais esperada do RH; afinal, é uma maneira direta de valorizar o capital humano.


Investir no desenvolvimento de talentos é uma abordagem para garantir que eles permaneçam na organização. Mas as vantagens não param por aí! Especialistas mais competentes criarão resultados ainda melhores, serão mais inventivos e mais felizes no trabalho.



E, assim como no desenvolvimento de líderes, o treinamento da equipe deve ir além da instrução pouco frequente focada apenas nas habilidades técnicas.


Agora é viável aplicar uma variedade de abordagens de aprendizado contínuo para garantir que a equipe esteja sempre crescendo profissionalmente.


6. Trabalho em equipe


Nesse pilar, o gerente deve mostrar o que há de melhor em cada um de seus profissionais e ir além para conscientizar seus talentos de que são muito melhores como equipe.


Por isso, é fundamental aumentar o contato entre os membros da equipe para que formem parcerias e se expandam. Compreender que o esforço colaborativo pode fornecer resultados superiores instila uma sensação positiva de sucesso nos participantes.


7. Conhecimento


O gestor deve fomentar a cultura do conhecimento, incentivando seus talentos a buscarem o desenvolvimento técnico e intelectual de forma contínua. O conhecimento desperta a curiosidade, o que leva a um desejo mais forte em executar tarefas que antes não existiam na rotina.





8. Treinamento e desenvolvimento


Equipes de alto desempenho estão continuamente engajadas em treinamentos por meio de cursos online ou gamificação, que oferecem os mesmos efeitos do treinamento presencial, mas com a vantagem de serem realizados de acordo com o tempo disponível do colaborador.


Agora que você conhece os pilares necessários para uma gestão eficaz, é fundamental que sua organização e seus líderes não considerem sua equipe como uma despesa.


Este é um retrocesso para uma época em que as empresas empregavam "chefes" para operar equipes de maneira desagradável e dispensavam pessoas se a empresa não obtivesse o lucro prometido.


Hoje, a valorização do capital humano é a principal responsável pelo desempenho empresarial, e essa exigência deve ser exercida para que se produza um ambiente produtivo, preciso e com alta qualidade de vida, onde as pessoas se sintam satisfeitas e cumpram bem suas responsabilidades.


Por isso, é necessário o investimento na formação e crescimento adequado dos líderes para a evolução das equipes, para que o seu desempenho seja coerente com os objetivos da organização.



9. Competência


Quais são os pontos fortes e fracos dos trabalhadores da empresa? Como o potencial de cada um pode ser medido e aplicado no ambiente de negócios? A gestão por competências faz uso da noção de integração de conhecimentos e habilidades como forças para alcançar resultados satisfatórios.



Todo especialista pode aprender e ensinar algo novo. Muitas pessoas ignoram certos talentos que podem ser utilizados para beneficiar a empresa e negligenciam investir em autoconsciência.


Reconhecendo isso, a gestão de pessoas será altamente eficiente se souber agregar e canalizar os traços individuais mais proeminentes, lançando-se em grupo, sugerindo ações coletivas e colaborativas em benefício da empresa.


A avaliação de desempenho por competência é um instrumento válido para medir o desempenho de cada capacidade e verificar o perfil de cada colaborador. O processo de seleção começará com a descoberta de talentos dentro da própria firma.


A recolocação tem uma personalidade distinta em muitas circunstâncias, e geralmente renova a devoção a um bom profissional que se sente inspirado a atuar no novo trabalho à medida que se torna mais motivado a partir daí.


10. Participação


Quanto mais envolvida uma pessoa ou grupo de trabalhadores, maior a probabilidade de se encaixar na cultura da empresa. Quando eles permitem que seus funcionários se envolvam mais intimamente na tomada de decisões, eles se tornam mais competitivos.


Os funcionários devem estar cientes de todos os poucos e objetivos de negócios, pois o engajamento do setor pode levar a um maior poder de participação, o que pode aumentar a produtividade, a receita e a lucratividade.


11. Envolvimento


É impossível vislumbrar o sucesso de uma empresa nesse cenário sem a participação de seus colaboradores. O envolvimento começa com o movimento de colocar o capital humano no centro das atenções da empresa, pois é dele que derivam a força e o ritmo de trabalho da empresa.


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