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OS 3 TIPOS DE PROCESSOS EMPRESARIAIS QUE SÃO O A CHAVE PARA O SUCESSO

Foto do escritor: Fernando FreitasFernando Freitas


Ter processos claros e bem definidos é essencial para aproveitar ao máximo os recursos de uma organização e, consequentemente, melhorar o desempenho da empresa.


Mas como você pode vincular os procedimentos aos objetivos estratégicos da empresa e incentivar a melhoria contínua? Colocando em prática uma forte gestão de processos!





O que são processos em uma empresa?


Um processo de negócio é uma série de operações que são programadas e executadas com o objetivo de produzir um resultado gerador de valor, seja para um cliente ou para outro processo.


Essa atividade pode ser de ponta a ponta (do pedido ao resultado), multifuncional (entre departamentos) ou até mesmo Inter organizacional, segundo o BPM CBOK®, padrão internacional em gestão de processos (entre organizações).


Existem três tipos de processos de negócios:


Processos primários


Os processos primários, também conhecidos como processos essenciais ou processos de ponta a ponta, são aquelas ações que devem ser concluídas para que a empresa atinja seu objetivo.


Esses procedimentos estão inextricavelmente ligados ao fornecimento de valor aos consumidores. "Desenvolvimento de Produto" é um exemplo de processo essencial em uma empresa de manufatura.




Processos de suporte


Os processos de suporte também são conhecidos como processos de valor agregado, pois agregam valor a outros processos, sejam eles processos principais ou tarefas de gerenciamento.


Em uma empresa de manufatura, um exemplo de processos de suporte é o "Gerenciamento de Logística".





Processos de Gestão


Os processos de gerenciamento, às vezes conhecidos como processos complementares, são aqueles que, como os processos de suporte, agregam valor a outros processos primários ou de suporte, e não diretamente ao consumidor.


Os processos de gestão procuram orientar o negócio, regular as operações e garantir o cumprimento das normas e padrões da organização, entre outras coisas.


"Gestão Estratégica" é um exemplo de procedimento de gestão em uma empresa de manufatura.


Esses exemplos são baseados no modelo de cadeia de valor de Michael Porter, que é um dos maiores pesquisadores da gestão estratégica. Assista (Clique no Banner) nossa aula gratuita para entender melhor a relação entre a geração de valor vinda dos processos e os resultados/produto de sua empresa.





Agora que você entende a noção dos tipos de processos do seu negócio, suas várias formas e como eles interagem entre si, você está pronto para aprender sobre gestão de processos.


O que é Gestão de Processos?


A gestão de processos (ou controle de processos) é a administração de um negócio baseada no controle de processos, geralmente com uma perspectiva sistêmica da organização em mente.


Esse tipo de gestão busca equilibrar o desempenho de todos os processos da empresa, pois somente assim os objetivos organizacionais podem ser alcançados.


O gerenciamento de processos também é conhecido como gerenciamento de processos de negócios (BPM) ou gerenciamento de processos.


Cada processo é controlado de uma maneira distinta. Isso ocorre desde o momento em que um processo recebe uma entrada (entrada) até fornecer uma saída de alto valor (resultado) para o negócio.


Como resultado, o gerenciamento de processos busca orquestrar as diversas operações de negócios, ou seja, departamentos, para que possam trabalhar juntos para atingir um determinado objetivo.



Essa "orquestração" acontece por meio de uma das ideias mais importantes na gestão de processos: os processos de ponta a ponta.


É importante lembrar que os procedimentos de uma empresa geralmente incluem uma ampla gama de tópicos. Apesar disso, a maioria das empresas pratica a gestão por departamentos. Ou seja, cada pessoa está em sua caixinha, responsável pelo que pertence ao seu departamento.


Mas, qual é o problema com isso? As organizações, assim como os seres vivos, são dinâmicas, interdisciplinares e principalmente colaborativas.


Quando seus processos são tratados dessa forma, com interdependência, é mais fácil atingir um grau de melhoria global e quebrar os muros estabelecidos pela divisão funcional (também conhecida como divisão vertical ou por departamentos), tão prejudiciais aos negócios.



É fundamental observar que a gestão de processos NÃO é uma técnica, mas sim uma disciplina de gerenciamento que aplica as melhores práticas ao gerenciamento de processos.


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