Marketing é a ciência e a arte de descobrir, produzir e entregar valor para atender aos desejos e aspirações de um mercado consumidor, fornecendo itens ou serviços que despertem o interesse público. Assim, o marketing gera tanto valor para os clientes quanto lucro para as empresas.
Você já se perguntou como certas empresas conseguem adquirir um número tão grande de clientes? O que eles fazem para se diferenciar no mercado? Por que suas coisas vendem tão bem enquanto outras definham?
O marketing é, sem dúvida, o elemento essencial para o sucesso das empresas.
Quem controla o marketing entende tudo sobre o mercado: como se posicionar, conquistar consumidores, dar valor ao seu público e, claro, gerar lucro e concorrência com tudo isso.
No entanto, estamos discutindo um corpo de conhecimento, não apenas vendendo coisas. Abrange uma série de conceitos, táticas, canais e abordagens que evoluíram ao longo do tempo para se adaptar às mudanças sociais.
Para ser capaz de controlar o mercado, é preciso primeiro entender essa ciência, desde publicidade tradicional até marketing digital!
Neste artigo, você vai aprender O que é Marketing e quais são os seus Objetivos. Vamos lá?
O que é Marketing
Marketing é o processo de criação de valor para o produto, serviço ou marca de uma empresa com o objetivo de conquistar e manter os consumidores.
Para entender melhor o que é marketing, vejamos algumas pessoas e instituições bem conhecidas na área.
De acordo com a American Marketing Association (AMA), que representa os profissionais de marketing nos Estados Unidos, “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros, e a sociedade em geral."
Essa definição demonstra a amplitude da noção de marketing. Além disso, tenha em mente que o objetivo desta atividade não é vender coisas para os clientes, como muitos podem acreditar.
O marketing preocupa-se com a criação de valor, que deve ocorrer nas percepções dos diversos públicos sobre a relação custo-benefício que a empresa proporciona.
Marketing é definido pelo Chartered Institute of Marketing, que representa a indústria no Reino Unido, como "o processo de gestão responsável por descobrir, prever e atender às demandas dos clientes com lucro".
As demandas dos clientes desempenham um papel essencial na compreensão do que é marketing.
Elas são parte do que é ser humano; marketing não as cria do nada. No entanto, esta atividade deve compreender como reconhecer as necessidades das pessoas e despertar o desejo de atendê-las.
Essa descrição é consistente com a definição de marketing de Philip Kotler como "a ciência e a arte de pesquisar, desenvolver e entregar valor para atender aos requisitos de um público-alvo de forma lucrativa".
O marketing reconhece necessidades e desejos insatisfeitos. Ele define, quantifica e mede o tamanho do mercado e o potencial de lucro. Ele identifica quais setores da empresa podem melhor atendê-los e desenvolve e promove os bens e serviços mais relevantes.
Kotler descreve o marketing como "satisfazer desejos enquanto produz lucro" em poucas palavras.
Essas definições também não desconsideram o objetivo principal das empresas: o lucro.
Afinal, é isso que garante sua existência e competitividade no mercado, e é uma das razões pelas quais o marketing existe.
No entanto, é importante observar que o marketing pode ser utilizado por organizações sem fins lucrativos, como instituições públicas e organizações não governamentais (ONGs).
Em algumas circunstâncias, as metas de marketing retornam de outras formas, como engajamento ou construção de marca.
Agora que estamos falando sobre objetivos de marketing, vamos nos aprofundar um pouco mais neles.
Objetivos do Marketing
Você entende o propósito do marketing? Quem acredita que é apenas para vender itens está enganado.
Os objetivos de marketing podem ser consideravelmente mais amplos e ajudar as empresas a alcançar uma variedade de benefícios:
1. Aumentar suas vendas.
Vender: Sim, para empresas que oferecem itens ou serviços no mercado, esse é um dos principais objetivos do marketing.
O dever do marketing, então, é desenvolver táticas que atendam às demandas do cliente e maximizem a probabilidade de sucesso nas vendas.
2. Aumentar a fidelização de clientes
No entanto, o papel do marketing não termina com a venda. A corporação deve manter contato com o cliente para que ele não se esqueça da marca e a compre novamente.
É importante relembrar um ditado bem conhecido: manter consumidores é significativamente mais barato do que conquistar novos clientes.
3. Aumentar a visibilidade
Outro objetivo que o marketing pode ajudar é aumentar a exposição do negócio e de seus produtos.
Buscar a conscientização com um público que não tem nada a ver com a empresa, por outro lado, é inútil.
Para maximizar os gastos com marketing, os planos devem ter como alvo as pessoas certas: aquelas com maior probabilidade de se converterem em clientes.
4. Promover uma marca
Branding é tudo no marketing. A construção de uma marca ocorre nos pensamentos dos clientes.
E, para que as pessoas internalizem a imagem da marca, ela deve concretizar seus valores e objetivos por meio de métodos de marketing, como propaganda e preço do produto.
5. Estabelecer relações positivas
Os relacionamentos são igualmente importantes no marketing. A marca de uma empresa pode ser fortalecida por meio do fortalecimento dos relacionamentos com seus públicos (não apenas consumidores, mas também parceiros, funcionários e assim por diante).
Esse procedimento resulta em aumento de vendas e fidelização de clientes.
6. Educar o mercado
Hoje, a criação de conteúdo está no centro do marketing. Entradas de blogs, artigos de revistas e jornais, mídias sociais e outros meios de comunicação contribuem para a autoridade da marca enquanto educam os clientes sobre as soluções da empresa.
O objetivo não é promover explicitamente o produto, mas demonstrar como ele pode ser benéfico.
7. Engajar a equipe
As táticas de marketing não visam apenas clientes fora da organização. Dentro de suas fronteiras, existe um público fundamental para o sucesso da empresa: os colaboradores.
Com isso, o marketing – ou melhor, o endomarketing – também pode ajudar a engajar o público interno, deixá-lo mais feliz com seu trabalho e transformá-lo em propagador da marca.
Pronto! Agora você já tem uma boa ideia sobre o que é marketing e quais objetivos podem ser alcançados com a gestão do mesmo.
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