top of page

Melhoria nos detalhes - Revista Sebrae n° 163

Atualizado: 12 de mar. de 2024


Modelo de gestão enxuta permite que empresas alcancem resultados expressivos em pouco tempo



Aprendendo a enxergar


Os irmãos João Pedro e Maria Teresa Bicalho assumiram a fábrica de pão de queijo da mãe em 2012, transformando-a em uma microempresa que produz cerca de 60 toneladas de pão de queijo por mês. Inicialmente, enfrentaram dificuldades financeiras, mas após participarem do Academia Lean, um programa de gestão enxuta, conseguiram melhorar significativamente a produtividade e a eficiência da empresa.


Com a implementação de mudanças nos processos, como padronização do corte da massa, reformulação do layout da área de empacotamento e organização do estoque, a empresa obteve ganhos financeiros consideráveis. Além disso, a participação no programa proporcionou uma melhoria significativa na qualidade do produto e na satisfação do cliente.


Outras 12 empresas de João Monlevade e Ubá, na Zona da Mata, também participaram da capacitação, realizada entre agosto e novembro de 2015, como objetivo de aumentar a produtividade, reduzir custos e elevar a qualidade do que fazem. Com a filosofia Lean obtiveram resultados positivos, como por exemplo, a Contécnica, uma empresa metalomecânica, conseguiu aumentar sua eficiência operacional e reduzir custos através da reorganização dos processos e do layout da fábrica.


Da mesma forma, a Oficina do Plástico e a Certa Soluções conseguiram melhorar sua produtividade e eficiência através da adoção do Lean, implementando controles mais rigorosos, padronização de processos e automação de tarefas.


O termo lean foi cunhado originalmente no livro "A Máquina que Mudou o Mundo", dos autores Womack, Jones e Roos, publicado nosEstados Unidos, em 1990. Trata-se de um abrangente estudo sobre a indústria automobilística mundial realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nesse trabalho, ficaram evidentes as vantagens do desempenho do Sistema Toyota de Produção, que trazia enormes diferenças em produtividade, qualidade e desenvolvimento de produtos e explicava, em grande medida, o sucesso da indústria japonesa. Embora tenha começado na indústria automobilística, a filosofia pode ser aplicada em empresas dos mais diferentes setores.


Viabilizado via Sebraetec, o Academia Lean busca melhorar o desempenho dos empreendimentos, transformando a maneira como os empresários gerenciam e solucionam problemas. “Através da mensuração de informações de todas as etapas do processo de um produto ou serviço, é possível identificar grandes focos de desperdício, sugerir alternativas e um plano de ação com as etapas que deverão ser cumpridas para o alcance da situação ideal”, reforça o analista do Sebrae Minas, André Fonseca.



Faça o download da revista em pdf.


コメント


bottom of page