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LIDERAR PESSOAS E AMAR TEM 7 COISAS EM COMUM!

Atualizado: 10 de mar. de 2022


Bons líderes orientam pessoas de forma saudável e conseguem influenciá-las positivamente.


Liderar é criar um vínculo com a equipe. É desenvolver confiança mútua com base em respeito e companheirismo.

Uma característica essencial de grandes líderes é se comunicar bem. Se um Gestor consegue perceber as reais necessidades de sua equipe e se comunicar com ela com respeito, tudo tende a funcionar bem.



“Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança.” Klaus Balkenhol

Um equívoco histórico é que um líder é uma espécie de “chefe”, ou encarregado intocável.


Na verdade, um líder é o responsável pelo bem estar e pelos recursos necessários para que sua equipe prospere.


Seguindo este raciocínio, leia abaixo as 7 coisas em comum entre liderar e amar.

7 coisas em comum entre liderar e amar:


1. Dar bons exemplos;


Nós aprendemos muitos de nossos princípios com base no exemplo das pessoas. Isto não é diferente ao liderar pessoas, afinal suas atitudes e decisões farão um impacto direto em como seus colaboradores o veem.


Se seu exemplo e posicionamento enfatizam uma imagem transparente de justiça e dedicação, isto deixará o time confiante e seguro.


E lembre-se: um time seguro é um time produtivo, assista este TED do Sim Sinek para entender melhor.



2. Ensinar e demonstrar;


Oferecer um feedback de forma educada é um ato bem vindo em qualquer tipo de relação.


Afinal, nós só aprendemos a eficácia, ou mesmo a insensatez de uma atitude ao recebermos feedback sobre ela.


Por isso, é importante ter conversas periódicas sobre essas questões com as pessoas que amamos e com nossa equipe também


Não poupe esforços para enfatizar qualidades, mas lembre-se de repreender de forma reservada.

3. Desenvolver laços;


A relação com uma pessoa que você ama acaba se desenvolvendo naturalmente para um estágio mais íntimo e confiante.


Assim também sua relação com sua equipe pode se tornar muito melhor se vocês se permitirem se conhecer melhor e entender o que cada um gosta ou desgosta.



Lembrando que cada pessoa tem um conjunto de princípios e opiniões. Estar preparado para lidar com as reações pode evitar conflitos e aproximar relações.


O bom líder aceita e abraça as diferenças. A equipe é como uma família: cada um tem sal individualidade, mas o time sabe que pode confiar um no outro.

4. Incentivar e motivar;


Aquele que sabe identificar e valorizar as qualidades de uma pessoa querida, vai sempre colher os melhores frutos dessa relação, afinal todos buscamos aprovação.


Lembre-se que as fraquezas são pequenos aspectos a serem lapidados, porém as qualidades são os motores para o sucesso individual e coletivo.



Motive, demonstre e recompense as pessoas que ama, e sua equipe também.

5. Ser um bom ouvinte;


A habilidade de ouvir é um diferencial enorme para um profissional que deseja liderar pessoas. O bom líder sabe dar espaço para todos.


Principalmente com a velocidade da atualidade, poucos estão disponíveis o suficiente para ouvir a perspectiva de outra pessoa.


É preciso flexibilidade e evitar ser reativo, para que você seja capaz de ouvir um posicionamento até o final e colocar seu ponto com parcimônia.

6. Ser leal e incentivar a lealdade;


Como mencionado no vídeo do Simon Sinek, estamos constantemente encontrando o perigo em todos os lugares.


Sendo assim, queremos sentir que estamos num ambiente seguro, mais ainda, saber que este ambiente continuará seguro, devido à lealdade entre os envolvidos.


Ninguém quer ser pego de surpresa e é interessante demonstrar este interesse em desenvolver uma relação com base na lealdade.

7. Saber conversar e se expressar.


Acontece, em muitos casos, de estarmos esperando ser compreendidos e as pessoas raramente corresponderem às nossas expectativas.


Isso muitas vezes acontece pois não nos lembramos de comunicar esta nossa necessidade ao próximo.


Toda relação que se baseia em expectativa e falta de comunicação, tende a criar muitos conflitos, pois os membros dela não expressam seu posicionamento.


Portanto é imprescindível que se estimule uma cultura de comunicação e expressão, para que a relação, pessoal ou profissional, seja transparente e saudável.


O líder vê além das planilhas


Para concluir, é interessante ressaltar que ninguém nasce sabendo liderar, ou amar. É apenas vivenciando que nos tornamos melhores nestas ações.


Acontece com mais naturalidade que amemos alguém, do que por acaso tenhamos uma equipe para liderar.


Porém, trabalhar nessas qualidades no dia a dia, com as pessoas com quem nos relacionamos, irá lapidar e desenvolver habilidades que podem fazer bem à sua equipe e aos seus entes queridos.


E tão importante quanto isso, confira também nossa formação Online de Gestão de Alta Performance para levar sua liderança para um outro nível.


Bônus:


Finalmente, se tiver a oportunidade, leia o livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter.


É um livro pequeno, porém inspirador em sua mensagem, onde o protagonista aprende a colocar o amor acima das demais habilidades de liderança.







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