Para elevar o desempenho de sua empresa e chegar à alta performance, você precisará definir como se dará o funcionamento interno do seu projeto. Mas como traçar processos que estejam alinhados aos objetivos estratégicos?
Pois bem, caso você busque aprimorar seus resultados e a melhoria contínua, será necessário estabelecer uma boa gestão de processos!
Mas o que é um processo empresarial?
Um processo de negócio é uma série de atividades que são executadas em sequência com o objetivo de alcançar um resultado que gere valor, seja para um cliente, seja para demais processos.
Estas atividades podem ser relacionadas com o período desde a criação do pedido até o resultado final ao consumidor, sendo este processo chamado de processo de ponta a ponta.
Elas podem ser relacionadas com algum assunto do interesse de dois ou mais setores da empresa, sendo chamadas de processo interfuncional.
Ou mesmo podem ser relacionadas com organizações distintas, sedo chamadas de processo Inter organizacional.
Sendo assim, os processos organizacionais de uma empresa podem ser divididos em três tipos:
1. Processos primários
Também são chamados de processos essenciais ou processos finalísticos e neles estão inclusas todas as atividades essenciais para que a organização cumpra com seu propósito.
Esses processos tem como fundamento a entrega de valor aos clientes. E um bom exemplo de processo primário seria o desenvolvimento de produtos para o caso de uma indústria têxtil.
2. Processos de suporte
Também são chamados de processos de apoio e são aqueles que entregam valor para outros processos, sejam eles processos primários ou processos de gerenciamento.
Um bom exemplo de processo de suporte poderia ser a “Gestão de logística”, seguindo o mesmo caso da indústria têxtil.
3. Processos de gerenciamento
Também chamados de chamados de processos de gestão e são aqueles que, apesar de não gerar valor diretamente ao consumidor, assim como os processos de suporte, são imprescindíveis, pois definem o funcionamento estratégico da empresa.
Os mesmos tem como objetivo dar direcionamento ao negócio, controlar a operação, ou mesmo garantir que a cultura organizacional esteja sendo cumprida.
Um bom exemplo de processo de gerenciamento em uma empresa da indústria têxtil poderia ser “Gestão estratégica”.
E agora que você compreendeu o conceito e os tipos de processos empresariais, continue lendo para compreender melhor a gestão de processos:
O que é gestão de processos?
Gestão de processos (ou gestão por processos) é o gerenciamento do negócio a partir do controle dos processos, através de uma visão sistêmica da organização.
Também pode ser chamada de gerenciamento de processos e tem como objetivo a análise do desempenho dos processos da organização.
A gestão de processos pode buscar o aprimoramento de todos os processos, de maneira geral, ou com foco em algum setor específico.
Portanto, cada processo é gerenciado de uma forma específica. Isso ocorre desde o momento em que um processo recebe uma entrada (insumo) até o momento em que ele gera uma saída (resultado) de valor para o negócio.
Sendo assim, o Gestor de Processos trabalha como um maestro, regendo sua orquestra para que toda sua obra, do começo ao fim, passe pelas etapas necessárias, com excelência e com a participação efetiva de todos.
Entretanto, normalmente o que se vê são empresas trabalhando com a gestão de processos descentralizada, ou seja, cada setor gerindo seus processos individualmente. Mas apesar disso, o mais apropriado seria uma gestão de processos ponta a ponta, que irá garantir a entrega de resultados ao cliente.
Dessa maneira, os setores atuam de forma dinâmica, multidisciplinar e colaborativa. se tornando mais fácil atingir um nível de melhoria global. E para entender o conceito de melhoria global e conhecer as melhores ferramentas para organizar os processos acabar com o caos em sua empresa, assista esta aula do CEO Fernando Freitas.
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