[MATERIAL GRATUITO] Gestão por OKR - Entender e implementar.
- Fernando Freitas
- 14 de out. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2022
KR é uma metodologia de gestão que funciona como um protocolo colaborativo de definição de metas para a organização, equipes e indivíduos. Sua finalidade é ajudar a garantir que toda a empresa concentre seus esforços nos objetivos mais importantes.
OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results - em português, objetivos e resultados-chave - sendo uma metodologia de gestão de abordagem simples com o objetivo de definir metas e criar alinhamento e engajamento em torno dos resultados mensuráveis de uma empresa.
O que é a Gestão por OKR?
Esta metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e tem como objetivo simplificar a forma de encarar os chamados “Objectives and Key Results”, ou seja, os objetivos principais de uma empresa.
Não é de hoje que planejamento e execução das estratégias empresariais são alguns dos principais desafios das organizações. Em um contexto de globalização e com o cenário extremamente competitivo no qual as empresas estão inseridas atualmente, ter uma estratégia bem consolidada é fundamental para o funcionamento da organização.

Apesar de pouco comum, por um curto período algumas empresas conseguem atingir sucesso sem, no entanto, terem um modelo formal de metodologia de gestão. Isso ocorre pois, em alguns casos, a estratégia está bem delimitada nas cabeças dos fundadores da empresa. Soma-se a isso, também, a comunicação direta dos que trabalham e de um time mais enxuto, que facilita o alinhamento dos funcionários na cultura e estratégia da empresa.
Fluxos claros e oportunidades gerenciais permitem que os negócios se expandam de forma produtiva, ao mesmo tempo em que os preparam melhor para atender seus consumidores e enfrentar a alta competitividade do mercado.
Acompanhar tudo o que acontece em uma empresa grande, média ou pequena permite maior uso de recursos e investimento em soluções que agilizam e dão suporte aos objetivos de negócios.
Como implementar o sistema OKR em sua empresa?
1. Ciclos Curtos
Estabeleça prazos curtos para analisar e revisar OKRs, como a cada trimestre. Isso possibilita ajustes mais rápidos e tempo para colocar em práticas as novas táticas.
2. Revisar metas
A revisão dos resultados deve ser constante para garantir o bom funcionamento do trabalho dos colaboradores e táticas. Semanalmente, as equipes podem fazer check-ins para mantê-los envolvidos e permitir adaptações.
3. Transparência de informações
Reforçando: sem deixar os resultados à vista de todos, não haverá uma estratégia de OKRs bem-sucedida. A transparência é o ponto fundamental para compartilhar com os colaboradores os objetivos e metas da empresa, garantindo times engajados a conseguir mais resultados.
4. Mensurar resultados regularmente
Use dados para melhorar os processos e dar feedbacks para as equipes, explicando aos seus colaboradores quais serão os dados coletados e a importância deles para medir os resultados. Esta prática melhorará o desempenho coletivo e individual para fazer das metas a motivação das pessoas no dia a dia.
5. Criar metas desafiadoras
Defina metas claras, objetivas e ambiciosas para alcançar 100% delas. Está é a filosofia dos OKRs, fazendo com que as equipes transformem as metas em motivação para mostrar maior desempenho.
6. Foco
Através dos OKRs, a organização mantém o foco dos colaboradores e as metas se tornam mais plausíveis, já que serão feitas check-ins semanais e a mensuração em ciclos curtos.
Exemplos Práticos
Objetivo #1: tornar-se autoridade no mercado.
Objetivo #2: oferecer um suporte espetacular ao cliente.
Objetivo #3: escalar consideravelmente as vendas.
Como avaliar um ciclo de OKR?
“Os OKRs não expiram com a conclusão do trabalho. Como em qualquer sistema de dados, um valor tremendo pode ser obtido a partir de avaliação e análise posterior” – Jonn Doerr.
Fica claro que a mensuração de resultados é ponto central na metodologia OKR — o que, para muitas pessoas, não é algo tão importante a fazer.
O pensamento de que gestão tem a ver com pessoas, e não apenas com dados, pode ter um fundo poético, mas não reflete a realidade.
Dashboard
Uma vez definidos os OKRs, é preciso que haja alguém responsável pela mensuração semanal de cada KR da área. A realização da mensuração semanal tem como principal objetivo reagir o quanto antes caso as coisas não ocorram conforme o planejado.

Por exemplo, se o KR é aumentar de 50% para 80% a taxa de qualificação e ele ficar em 50% durante várias semanas, é muito difícil que, no final do trimestre, seja atingido esse KR.
Assim, observa-se de forma rápida que o KR não está convergindo para a projeção da meta e uma ação é tomada para alterar o panorama.
Cursos de OKR
Caso você queira saber mais sobre o assunto para implementar em sua empresa, uma alternativa aos livros são os cursos de OKRs.
Aqui no iLean, nós temos um curso de OKR prático e objetivo sobre o tema que pode te ajudar.