Como sempre fazemos questão de reiterar, toda empresa é composta por pessoas. E estas pessoas precisam de orientações e recursos para oferecer o melhor de si.
Para tanto, o Gestor de cada setor será responsável pelas melhores práticas e estratégias para se assegurar que sua equipe trabalhe com consistência.
Pensando nisso, você consegue afirmar que vem sendo um bom exemplo de líder?
Acompanhe este artigo para descobrir algumas dicas valiosas para gerir uma equipe com sucesso.
O que você vai ler nesse texto?
GERENCIAR EQUIPES - 10 DICAS PARA O SUCESSO
1 – Ser Profissional no meio Profissional
Saber diferenciar a postura e abordagem em ambientes diferentes é fundamental para nosso convívio em sociedade.
Por isso, lembre-se de resguardar os seus problemas pessoais para o ambiente pessoal, assim como no ambiente profissional se ater às questões profissionais.
Um bom Líder bem-sucedido na Gestão de equipes diferencia essas questões e comunica claramente esta necessidade, também aos seus liderados.
2 – Comunicação Eficaz
E para aproveitar que falamos em se comunicar claramente, ressaltamos a importância de uma comunicação interna, como já bem esclarecido neste artigo.
Não somente é essencial que suas orientações sejam feitas de forma clara, sucinta e bem esclarecida, como deve-se estimular este tipo de cultura.
Existe uma prática comum no universo gerencial que é o uso dos antigos memorandos. Procure adaptar isto aos dias de hoje e formalize as informações internas com e-mails, mensagens, etc.
3 – Recrutamento Estratégico
Todo o processo de recrutamento deve ser acompanhado pelos Gestores, afinal é ele quem define as necessidades específicas do setor.
O RH poderá trabalhar em conjunto, tratando de temas mais gerais como a visão da empresa e testes psicológicos. Já o líder deve saber identificar a pessoa certa para a vaga certa.
Portanto, é preciso que o recrutamento seja feito tanto a fim de evitar custos desnecessários com desligamentos, quanto elevar a performance e moral da equipe o quanto antes.
4 – Equipe Motivada aumenta a Performance
Você provavelmente já ouviu dizer que funcionários felizes produzem mais e com mais qualidade, não é mesmo?
Pois bem, ao se sentirem motivados e valorizados, os colaboradores tendem a doar mais de si e melhorar a performance.
O reconhecimento pode vir da forma de agradecimentos, parabenizações ou mesmo bônus e melhora na remuneração.
5 – Manter o Time Treinado e Afiado
Capacitação não precisa ser algo tedioso e banal, principalmente com a vasta gama de conhecimentos disponíveis hoje em dia.
Avalie a possibilidade de treinamentos, cursos, dinâmicas, jogos e quaisquer outras estratégias positivas para o aprimoramento da eficiência de seus profissionais.
E claro, isso dará um excelente impacto na carreira dele, principalmente com a remuneração adequada.
6 – Delegar Tarefas
Compreenda de uma vez por todas: você não é o único capaz de realizar aquela tarefa! Perca seu medo de confiar nas pessoas e delegue tarefas!
Aprenda a gerenciar sua equipe da melhor maneira e a delegar funções. Dê os meios necessários para que sua equipe se torne melhor e mais eficaz do que você.
7 – Dar e Receber Feedback
Demonstre sua preocupação e envolvimento com sua equipe, avaliando os pontos positivos e negativos de sua gestão e do rendimento do time.
É preciso estar aberto ao feedback para fins analíticos, mas também dar feedback para o trabalho da equipe.
Procure elogiar um trabalho bem feito de forma motivadora, assim como solicitar alterações de forma reservada.
8 – Planejar e Projetar
Se você não sabe pra onde vai, seu time também não saberá. Se você sabe pra onde vai, mas não se comunica, seu time ainda assim não saberá.
Trace planos, elabore projetos e estabeleça metas e estratégias, comunicando e estabelecendo funções em conjunto com a equipe, com base em seus objetivos.
9 – Conter Conflitos
É natural que conflitos surjam entre os membros da equipe e estes não podem ser ignorados para que não evoluam.
Procure ouvir ambas as partes e não tomar partido, além de orientar de forma não invasiva.
10 – Respeitar e Criar Vínculos
Se permita criar vínculos, perceber e assumir gostos em comum e evoluir traços de uma relação saudável.
Além disso, respeite cada um em sua individualidade e compreenda que a vida de cada um fora da empresa pode afetar em seu comportamento e isto é natural.
Não selecione as pessoas com base na forma como você as percebe e aceita.
Conclusão
Sendo assim, a Gestão de Equipes pode ser um braço forte, dinâmico e agradável de sua Gestão.
Permita-se participar e também capacitar o setor de RH para que boas práticas sejam assumidas, não apenas neste setor, mas como em todos da empresa.
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