Treinamento do Sebrae envolveu 57 empresas e proporcionou lucro com aumento de produtividade e redução de desperdícios
Qual o caminho para se manter competitivo?
“Melhoramos o processo produtivo, reduzimos desperdícios, organizamos o layout, realocamos o pessoal. O Programa Lean valeu realmente a pena”. A frase, proferida pelo gerente administrativo da Móveis Luzitana, de Carmo do Cajuru, Rodrigo Rodrigues, resume o sentimento geral dos representantes das 57 empresas de cidades vinculadas à Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas que participaram do Programa Lean – Melhoria Contínua Produtividade, iniciado em junho do ano passado e recém-encerrado. Para justificar o entusiasmo do gerente, basta informar que o impacto positivo no financeiro das empresas participantes, no período, foi superior a R$13,6 milhões.
Desenvolvido pelo Sebrae, por meio do programa Sebraetec (ferramenta que visa facilitar o acesso dos pequenos negócios a serviços tecnológicos e de inovação para a melhoria de processos, produtos e serviços), com parceria do Instituto de Competências Empresariais, o Lean Melhoria Contínua envolveu os seguintes grupos de empresas: oito do vestuário (Divinópolis), oito do vestuário/lingerie (Juruaia), nove do setor moveleiro (de Carmo do Cajuru), nove de pirotecnia (Santo Antônio do Monte), 11 fundições (Itaúna) e 12 do vestuário/facções (Formiga). “Com o Lean, os pequenos negócios conseguem melhorar a qualidade de seus produtos, eliminar desperdícios, reduzir custos, aprimorar o design de ambientes, adequar-se às normas e regulamentos e agregar valor”, informa o analista do Sebrae, Guilherme Rabelo. O Programa Lean oferece uma metodologia que proporciona conhecimentos e habilidades para elevar a competitividade empresarial. Os resultados vêm em curto prazo, em vários aspectos como redução dos custos de processo e tempo de entrega, aumento de produtividade e qualidade, melhoria de preço.
O trabalho começa a partir de diagnósticos individuais em cada empresa participante, com o objetivo de levantar necessidades de gestão e operação. A seguir, vem o mapeamento do processo, quando são apresentadas as oportunidades de melhoria. Durante seis meses, as participantes cumprem uma jornada criteriosa de melhorias.
“O programa foi muito importante, nos ajudou em vários aspectos, especialmente na organização da empresa”, resume o sócio-proprietário da Fogos Sabiá, de Santo Antônio do Monte, Ivan Lopes de Campos.
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