Se seu objetivo é potencializar resultados e obter um time engajado, muito provavelmente o aprimoramento da comunicação interna da sua empresa pode refinar os seus processos interpessoais e trocas entre setores.
Com uma equipe encorajada e ativa, seus resultados serão exponenciais, portanto, procuramos todos os aspectos que contribuam para esta melhora. Certo?
Pois bem, um dos fatores que pode se catastrófico para seu negócio é a falha sistêmica na comunicação interna.
Quando não expressamos nossos pensamentos de forma efetiva, desenvolvemos inseguranças, mágoas, introspecção e assim o ambiente de trabalho pode adoecer.
Muito bem, se isto faz sentido para o momento atual de sua empresa, acompanhe este artigo até o final e descubra o segredo da comunicação interna revelado!
Comunicação Interna: do que se trata?
A comunicação interna, como o próprio nome diz, é a construção e aprimoramento de um sistema de troca de informações relevantes, de forma eficaz.
Esta troca se manifesta na relação interpessoal dos funcionários, na troca entre os setores de uma empresa, ou mesmo entre os gestores e seus subordinados.
Pois bem, desde que o processo de comunicação seja eficaz, todo tipo de troca de informações pode ser sistematizada, encurtando etapas, poupando tempo e criando uma equipe mais unida.
Por que preciso melhorar a Comunicação Interna?
São várias as áreas de desenvolvimento que podem ser desenvolvidas com uma comunicação aprimorada.
Assim como são muitos os níveis de desempenho que podem ser alcançados seguindo este propósito.
Ambiente Saudável
Todos temos necessidade de se sentir bem vindos e pertencentes a um ambiente. Quando não nos sentimos à vontade, qualquer tarefa demanda um esforço extraordinário.
Com a comunicação em dia, espera-se que os colaboradores expressem regularmente suas opiniões, insatisfações, ideias e pontos de vista. Dessa forma, assimilam o seu pertencimento àquele ambiente
Alta Performance
Além do aspecto interpessoal, também as informações funcionais passam a ser transmitidas com mais fluidez e certos gargalos começam a ser desfeitos.
Quando a troca de informações se dá de forma que menos esforço seja demandado dos envolvidos, este processo passa a ser mais rápido, satisfatório e funcional.
E dito isso, pode-se imaginar que desenvolver vários processos rápidos e agradáveis seja mais produtivo que se arrastar por um processo lento, burocrático e dispendioso.
Equipes Fidelizadas
Cada processo de admissão, ou mudança de setor, causa um período de adaptação, onde o colaborador irá se adaptar aos processos e sistemas, além de desenvolver suas habilidades com foco na atividade que realiza.
Com uma equipe que já trabalha engajada, se sente valorizada e sabe que sua opinião é levada em consideração, você perde menos funcionários. Ou seja, o profissional tende a se qualificar mais e a se manter mais tempo na empresa.
Isto evita que seu ciclo de produção tenha pausas, ou quedas excessivas de produtividade.
Onboarding Transparente
Se o processo de admissão que você utiliza, contar com um sistema de comunicação efetivo, esta etapa será muito mais fluida.
Quer dizer que seus novos funcionários serão inteirados de suas atribuições com mais rapidez e com informações sólidas.
Sem essa de perder um novo funcionário nas profundezas dos maus hábitos, falhas de comunicação e fofocas.
O segredo da Comunicação Interna
A parte mais gratificante de focar sua atenção na forma com que se comunica em sua empresa é quando se começa a evitar crises e potencializar resultados.
Neste momento você percebe que valeu a pena cada minuto investido nesta metodologia.
Portanto, para você também colher estes frutos, siga estas orientações e comece a aprimorar a comunicação interna de seu projeto.
1. Diagnóstico
Antes de mais nada, dedique um tempo avaliando os setores da empresa, entrevistando funcionários, observando a fluidez de seus processos.
Procure encontrar as falhas mais graves que possam ser corrigidas com uma comunicação mais eficaz.
2. Estratégia
Trace uma estratégia focando nas falhas mais evidentes e se pergunte se seria possível tornar este processo mais enxuto usando algum meio de comunicação mais eficaz, ou realizando reuniões estratégicas por exemplo.
Faça um plano de execução e procure implementá-lo por um período, avaliando quantitativamente e qualitativamente.
3. Incentivo
Muitas vezes os objetivos precisam cumprir metas muito claras para serem concluídos. Portanto seja claro em suas orientações e incentive uma comunicação mais clara e compreensível entre os colaboradores.
4. Transparência
É imprescindível que a abordagem entre a gestão e a equipe seja transparente e autêntica.
Afinal, qualquer profissional que se percebe incluído genuinamente na gestão organizacional da empresa, provavelmente irá corresponder com seu compromisso.
5. Integração
É importante facilitar a comunicação entre os setores do negócio, usando os meios de comunicação mais eficazes.
Pode-se notar que a presença do Whatsapp nas empresas é uma comprovação na prática de como a troca instantânea de informações é necessária.
Portanto, avalie quais as melhores maneiras de manter sua equipe informada e integralmente conectada.
6. Feedback
Mais importante que definir como será realizado o dia a dia de um funcionário, é procurar saber como é o dia a dia do mesmo.
Ou seja, o que o time tem a dizer sobre os processos que eles utilizam e o que poderia facilitar o manejo dos mesmos.
7. Diversifique
Existem várias formas de se exercer uma comunicação interna efetiva. Tal qual o clássico e-mail corporativo, hoje temos inúmeras ferramentas amplamente utilizadas, como:
Celular
WhatsApp
Telegram
Facebook Messenger
Teams
CRMs
Canvas
Intranet
Sistema de TV corporativo
Entre outros
Aqui vale analisar a situação atual da sua empresa e de quais as estratégias mais apropriadas para a implementação de uma Comunicação Interna de qualidade, assim como um Plano de Endomarketing.
8. Conexão
Quem não se sente de alma lavada com um happy hour leve, descontraído e sincero?
Algumas ações sociais nascidas no ambiente corporativo são capazes de balancear a carga emocional e psicológica dos colaboradores, além de quebrar possíveis inibições pré-formadas.
Neste ponto deve-se ter muito cuidado, pois é preciso avaliar sabiamente a abertura das pessoas para interação, assim como sua forma de lidar com eventos sociais.
9. Mérito
Por fim, o reconhecimento é uma forma muito clara de se comunicar a satisfação com um resultado positivo.
Assim como o profissional que se tente reconhecido pelo seu trabalho, é projetado para os mais altos níveis de produtividade, pois entende que é capaz de realizar mais feitos e ser novamente reconhecido.
Sendo assim, podemos dizer que a Comunicação Interna é muito mais do que reuniões excessivas, e sim um conjunto de estratégias para manter o ambiente de trabalho autêntico, transparente funcional e leve.
Portanto, comece agora mesmo a estimular este hábito em seu negócio, e lembre-se: se houver oportunidade, é mais efetivo ainda enxugar este processo e recorrer a uma consultoria apropriada.
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