top of page

EVITE OS 10 MAIORES ERROS AO ADMINISTRAR UMA PEQUENA EMPRESA

Atualizado: 10 de mar. de 2022




Um dos sonhos mais comuns de nossa cultura é construir um negócio próspero e autêntico. Não é ato que as pequenas empresas proporcionaram 75% dos empregos formais no começo de 2021, de acordo com o Sebrae.


Mas é indispensável que se conheça os melhores meios de se realizar este projeto para evitar que sua nova empresa esteja fadada ao fracasso. Afinal, como já falamos em nosso artigo sobre gestão exponencial, 60% das novas empresas quebram em seus primeiros 5 anos.


Portanto viemos apresentar os 10 maiores erros que se cometem ao administrar uma pequena empresa. Leia estes tópicos e evite cometer estes erros.


1. Não fazer Planejamento Estratégico


Primeiramente, vamos concordar aqui que na grande maioria dos casos, os negócios começam com uma grande ideia. Ou mesmo surge de uma situação financeira específica.


Porém, sem o planejamento adequado, você pode acabar se deparando com diversas situações evitáveis que condenam seu empreendimento ao fim.


Por isso, um bom começo é entender a viabilidade deste negócio, avaliando o cenário do segmento em questão, bem como qual a necessidade que o público-alvo enxerga no produto ou serviço oferecido.


Com estas características em mãos, é importante que se classifiquem metas em graus de importância e que prazos sejam definidos.




2. Não fazer Planejamento Financeiro


Ao se estabelecer metas em curto, médio e longo prazo, você perceberá que precisa segurar o caixa por um período de tempo, até que as contas sejam menos incertas.


Devem-se ser considerados desde o pagamento de funcionários, tributos, custos, transporte e afins, até o planejamento de quanto tempo é necessário para que a equipe seja treinada e passe a produzir suficiente para cobrir o investimento feito na mesma.


Todas as saídas fixas e variáveis devem ser relacionadas, assim como uma conversa com um contador pode agregar muito no seu planejamento.





Sendo assim, eventualmente você terá um caixa fluido e saudável. Neste momento já será interessante investir num sistema de controle de caixa e finanças.


3. Não fazer Planejamento de Estoque


Pois bem, assim como o controle orçamentário, é imprescindível que se atente ao controle do estoque. Este não pode ser negligenciado, pois seu produto não pode faltar, parando a entrada de recursos, nem mesmo sobrar, guardando recursos em forma de estoque, que acaba desvalorizando com o tempo.



Outro aspecto importante do controle de estoque é a análise da integridade dos produtos. Ou seja, analisar as condições do ambiente e se os produtos estão expostos a riscos, bem como os prazos de validade, ou relevância dos mesmos.


4. Falta de um Plano de Parceiros e Fornecedores


Deve-se criar uma relação de parceiros viáveis e uma lista de fornecedores que se alinham com os processos da empresa.


Cada fornecedor tem um sistema de entrega, de produção e de gestão, portanto é necessário que seja feito contato recorrente com os mesmos.


Imagina ficar uma semana sem atender sua clientela, pois seu fornecedor costumeiro ficou sem insumos e você descobriu em cima da hora que o fornecedor secundário tem um prazo de entrega muito maior?


E finalmente, nem pensar em ter apenas um fornecedor!! 🚛🚛🚛


5. Falta de um Planejamento de Marketing


Muitas vezes os empreendimentos focam toda sua energia em uma rede de contatos conhecidos e acabam se esquecendo de manter as vias abertas para novos clientes.


Sei que parece muito intenso, mas sem apresentar suas soluções para estas pessoas, elas não aparecerão milagrosamente em seu balcão.


Procure listar as vias de comunicação mais adequadas para seu negócio. Siga esta reflexão, pois pode ser um bom método de checagem da efetividade de sua comunicação:


  1. Qual a relevância do meu Produto/Serviço?

  2. Qual o impacto ele deve causar na vida do meu cliente?

  3. Portanto, quem é meu cliente? Quais os costumes dele?

  4. Onde esta pessoa normalmente compra? O que ela deseja?

  5. Onde ela costuma estar presente e onde ela gasta seu tempo?

  6. Finalmente: Quais os canais de comunicação ela utiliza?

  7. Redes Sociais, e-mail, rádio, TV. São muitas as possibilidades

Um bom hábito é conferir o que seus concorrentes estão fazendo, pode ser esclarecedor para seu marketing.




6. Não saber Gerir a Equipe


Uma das maneiras mais eficazes de aprimorar a performance de sua equipe é conhecendo-a melhor e fornecendo os meios para que ela trabalhe satisfeita.


Busque compreender como ela poderia se comunicar melhor, se quiser, leia nosso blog sobre os segredos da comunicação interna.


Lembre-se também de valorizar seus profissionais e ajudá-los a se projetarem em suas carreiras e se tornarem o melhor de si mesmos.


7. Não definir boas Metas


Em primeiro lugar, você precisa aceitar que aquelas metas no formato "ser uma pessoa melhor", "comer menos", "praticar mais exercícios", "vender mais", etc., servem apenas para demonstrar suas frustrações.


Metas precisam ser inteligentes, precisam ser SMART:


  • Specific, ou ESPECÍFICAS - Simples, sensíveis, com significado.

  • Measurable, ou MENSURÁVEIS - Significativas, motivadoras.

  • Achievable, ou ALCANÇÁVEIS - Concordadas, realistas.

  • Relevant, ou RELEVANTES - Razoáveis, com recursos e baseadas em resultados.

  • Time bound, ou TEMPORAIS - Com prazo, duração, custo de tempo.


Portanto, siga estes tópicos e seus objetivos serão alcançados mais rapidamente.


8. Plano imprudente de Remuneração dos Sócios


Infelizmente (ou felizmente), é preciso ter a compreensão de que o primeiro estágio um negócio gera mais custos que lucro líquido.


Por isso, os sócios precisam compreender que não terão retiradas de grande escala a princípio. Inclusive, seria muito mais sensato definir um pró-labore (salário) realista, que condiz com suas atribuições.


Afinal, com o tempo e com foco nos objetivos dos sócios (que precisam ser conjuntos) o lucro virá e as retiradas podem ser reavaliadas.


9. Agir com Emoção antes da Razão


Boas decisões devem surgir a partir de dados. São os dados que permitem enxergar com clareza o que se deve ser implementado, adicionado, ou retirado.


Uma maneira simples de se colocar esta perspectiva é: Seus OBJETIVOS serão alcançados através de suas boas METAS. Para cumprir estas metas, são avaliados os DADOS (métricas e indicadores de desempenho). Com base nos dados você toma suas DECISÕES.

Somos apenas os pilotos dessa grande aeronave.


10. Falta de inovação em Tecnologia e Metodologias


Por último é importante que não se prenda ao passado ou a zonas de conforto. Os negócios que estão prosperando são aqueles que não se permitem ancorar em processos engessados.


É inevitável que surjam novas tecnologias e métodos melhores que os que você aplica em sua gestão.



Tenha a mente aberta e invista tempo em pesquisas sobre como inovar suas metodologias.


E claro, aprender com os erros dos outros é muito eficaz e não te causa danos. Assim como um bom Mentor pode te poupar anos de testes e falhas.


Assista o vídeo do nosso Mentor Fernando Freitas sobre Gestão, e saia esclarecido em pouquíssimos minutos.




Comments


bottom of page