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ESTÁ TRAVADO? TENTE ESTAS ESTRATÉGIAS PARA ARRASAR NO MARKETING

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Marketing em escala empresarial é forma que nossa sociedade desenvolveu para “industrializar” bons argumentos.


Ou seja, determinar protocolos e estratégias para que um possível cliente tome conhecimento dos benefícios do produto que você oferece.


Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro. Philip Kotler.

Portanto, utilizando dessas estratégias, temos o objetivo de identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com o seu público, através do marketing.



O Marketing é um dos setores mais importantes de uma empresa, pois ele faz a ponte entre o consumidor e seu balcão.


É através do Marketing que se proporcionam melhoras na aquisição de clientes e se estabelecem metas construtivas junto ao setor de vendas.


Com o intuito de alavancar as vendas, recomendamos muito que você comece pra já uma estratégia concreta de marketing.


Porém, é preciso compreender algumas metodologias e conceitos básicos, para que se construa um plano de marketing eficaz.


Siga lendo para aprender sobre:


  • Definição de Marketing

  • Objetivos do Marketing

  • Ciclo do produto

  • Tipos de marketing


Então, vamos lá!


Definição de Marketing


A proposta do Marketing é comunicar valor ao cliente, seja para oferecer soluções através do seu serviço, produto, ou mesmo sua empresa.


É o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral, segundo a AMA.


Nós, como sociedade, temos necessidade em compreender, desejar e se sentir pertencidos a alguma ideia.


Por isso, a tarefa de demonstrar a solução para este desejo de pertencimento e resolução, está contido no Marketing.


Isso tudo, é claro, de forma que exista geração de lucro para a empresa, além do fortalecimento da marca.


Objetivos do Marketing


Os objetivos do Marketing não estão muito distantes dos objetivos do negócio como um todo.


Afinal, o setor de Marketing é apenas um braço trabalhando para os objetivos primordiais da empresa.


Alguns destes objetivos são:


  1. Vender mais

  2. Vender para mais clientes

  3. Vender mais vezes para os mesmos clientes

  4. Fidelizar os clientes

  5. Aumentar a Influência da Marca

  6. Construir uma Identidade Forte

  7. Melhorar a relação com público e parceiros

  8. Educar o Consumidor

  9. Engajar a Equipe


Ciclo do produto


Outro conceito muito importante apresentado por Kotler é o Ciclo de Vida do Produto.

Este conceito sugere uma situação desagradável, de que os Produtos possuem uma validade, um tempo de vida útil.


Pensando desta maneira, uma empresa deveria adaptar sua estratégia de oferta, seu catálogo de produtos, ou serviços, além de diversificar a maneira com a qual se comunica com consumidor.


Estes são as quatro etapas do ciclo de vida de um produto:


  • Introdução

Etapa cautelosa onde, após ter-se investido em pesquisa e desenvolvimento, é feito o Lançamento do Produto.


O produto ainda necessita de divulgação e educação do público, por isso as vendas tendem a ser baixas e as despesas tendem a ser altas.


  • Crescimento

Nesta etapa o consumidor já foi educado sobre a qualidade do produto e a procura tende a aumentar.


É um momento de virada, onde os custos com a divulgação começam a ser pagos e superados pela entrada de recursos.


  • Maturidade

Na etapa de maturidade, o produto já é conhecido pela maioria dos clientes e as vendas passam a se estabilizar, com menor entrada de novos clientes.


Etapa desgastante, onde a concorrência aumenta significativamente e o lucro tende abaixar devido à competitividade.


  • Declínio

Na última etapa, como era de se esperar, o produto tende a ser menos procurado e escolhido, seja por mudanças tecnológicas, sociais, ou de mercado como um todo.



É uma etapa crucial, pois deve ser identificada o quanto antes, com o objetivo de renovar o produto, ou mesmo descontinuá-lo.


Tipos de marketing


São muitos os tipos de marketing e cada um se destacará, de acordo com seu modelo de negócios, segmento de mercado, ou público-alvo.


Por isso, abaixo selecionamos alguns tipos eficazes para os modelos mais comuns de mercado:


Inbound Marketing


Ao contrário do Marketing mais comum, aquela conhecida publicidade de rádio, tv e panfletos, o Inbound Marketing tem o objetivo de atrair os clientes por conta própria para a sua oferta.


Funciona com base em geração de conteúdo rico e instrutivo que educa e chama atenção dos leads devido a sua qualidade.


Outbound Marketing


Estratégia bem tradicional, procura se colocar visível entre os clientes em potencial. Vulgarmente falando, busca “laçar o cliente”.



Após identificar claramente o público que se deseja ser atendido, podem ser desenvolvidos outdoors, banners em sites, anúncios em redes socias, TV e ligações telefônicas ― para alcançar essas pessoas.


Marketing de Conteúdo


Pode-se dizer que é uma variação mais específica do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo busca com mais dedicação a criação de conteúdo especializado no interesse de seu público.


Com o desenvolvimento de conteúdos textuais, vídeo, ou mesmo áudio, pode-se criar uma forte relação com seus leads, além de associar sua marca com autoridade no segmento.


Marketing Digital


Marketing Digital, nada mais é do que um conjunto de estratégias de marketing com foco na internet.


Desde sites, blogs, aplicativos, redes sociais, e-mails, entre outros, pode-se atingir grandes resultados, com uma metodologia alinhada com a análise de indicadores de resultados.


Marketing Interativo


Ainda pouco explorado pela grande bolha, o marketing interativo é aquele que utiliza ferramentas de interação que são interessantes para o público, como quizzes e jogos.



Um exemplo de conteúdo interativo é a criação questionários interativos que levam o usuário a conhecer mais sobre suas dores, apresentando, em seguido, blog posts que possam auxiliá-lo ao longo da sua jornada.


Marketing direto e indireto


Marketing direto é aquele onde se faz uma abordagem direta, com base em dados adquiridos. Por exemplo: e-mail marketing e telemarketing. É importante ser relevante e fazer uma boa segmentação para evitar desagradar os leads.


Marketing Indireto é uma estratégia onde não é transmitida a sensação de uma ação de marketing. Um exemplo disso é a presença de uma marca em uma cena icônica de um filme.


Marketing Pessoal


Aposto que você direitinho quem você é, mas eu te perguntar agora: Quem é você?

Qual seria a resposta? Como seria sua desenvoltura?


O Marketing Pessoal é um conjunto de ações feitas em conformidade com sua personalidade, carreira, opinião, etc.


Com um bom marketing pessoal, é possível conseguir resultados pessoais extraordinários, inclusive impulsionar os resultados de vendas de sua empresa.


Endomarketing


O Endomarketing tem o foco mais voltado para dentro, como o próprio nome diz (endo, intra, movimento para dentro, posição interior). É uma excelente estratégia de aumento de performance para escalar sua operação.


A proposta desta estratégia é informar, educar e entregar valor para colaboradores, parceiros, fornecedores e demais públicos que participam do organograma de sua empresa.


Marketing de Relacionamento


O Marketing de Relacionamento está muito ligado com a satisfação e o sucesso do cliente.

Trata-se de uma abordagem solícita e útil, que busca oferecer acompanhamento para os clientes, agregando valor além da aquisição do produto.


Trade Marketing


O Trade Marketing tem como objetivo trabalhar uma estratégia focada nos produtos dos canais de venda, sobretudo à nível de distribuição, razão pela qual é muito presente nos ramos varejistas.


A partir dele, torna-se possível se certificar de que os produtos sejam conduzidos de forma correta aos pontos de venda para que fiquem à disposição do consumidor.


Marketing de Guerrilha


Esta é uma estratégia mais íntima do universo criativo, onde o foco é o desenvolvimento de ações memoráveis, que tiram o público de sua zona de conforto.



Um bom exemplo disso é a utilização de intervenções urbanas onde pontos de ônibus, ou outros itens do cotidiano são transformados em outros objetos para transmitir uma mensagem de impacto.


Marketing Social


Nós, como consumidores, cobramos as empresas que se posicionem em relação ao seu impacto ambiental e social.


Este tipo de marketing busca reafirmar a conformidade de suas ações em relação a um posicionamento social, cultural e ambiental.


Marketing de Produto


O Marketing de Produto utiliza várias táticas para focar a atenção de um público muito bem segmentado para um produto específico, um carro-chefe.



Muitas vezes voltado para nichos segmentados por idade, ou cultura, tem melhores resultados com base em análises de mercado, demanda e concorrência.



 

Como pode ser observado, existem diversas estratégias de marketing que se adequam ao seu modelo de negócios.


Além disso, várias delas podem ser utilizadas de maneira conjunta, a fim de potencializar seus resultados.








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