ESTEJA ALERTA ÀS FASES DE CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO
- Fernando Freitas
- 11 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2022
Para levar sua empresa à excelência é preciso se preparar para lidar com vários desafios que inevitavelmente irão surgir.

Ser empreendedor é uma tarefa difícil e muito mais exigente do que se espera. Empreender não é somente colocar uma boa ideia em prática.
Portanto, para alcançar o mínimo de resultados é preciso uma gestão assertiva e atenta, com foco total no momento presente do seu negócio.
Assim sendo, um aprendizado muito efetivo para ajudar nesse seu empreendimento se trata de compreender as quatro fases do crescimento de um negócio, ou seja, as etapas pelas quais o empreendedor vai passar até transformar-se num verdadeiro Gestor.
Continue a leitura e você vai se tornar um craque na gestão.
Fase 1 – Sobrevivência
Este é o primeiro estágio de sua empresa, em um momento onde já começam a surgir algumas ameaças ao seu empreendimento.
Neste estágio o empreendedor está focado em manter seu projeto ativo, pagar as contas, honrar seus compromissos, captar novos recursos, ter capital de giro e fazer seu negócio se confirmar como um modelo de negócios possível de ser praticado.
É aqui que o fundador da empresa ainda é aquele que toma todas as decisões e também é quem normalmente arca com os investimentos, inclusive colocando em risco seu patrimônio pessoal.
Neste princípio os objetivos e metas ainda são pensados em curto prazo e não são projetados com um sistema muito abrangente.
Desde o início desta etapa a eficiência operacional é imprescindível, afinal será o fator decisivo na inserção da empresa no mercado e em sua eventual consolidação.
Fase 2 – Recrutamento
Já num segundo momento, o Gestor já começou a compreender que não é capaz de arcar com todos os processos sozinho.
Nesta etapa é necessário que se tenha em mente a importância de se focar na aquisição de talentos, profissionais especializados em determinadas áreas.
Esta nova super equipe irá lhe ajudar atender as crescentes demandas do seu empreendimento junto ao mercado, fornecedores, parceiros e seus clientes.
Fase 3 – Definição dos Processos
Na terceira fase de Crescimento do seu negócio, você já começa a se deparar com falhas nos processos, ou mesmo a ausência dos mesmos.
É fundamental estabelecer diretrizes que condizem com a cultura da empresa para que a operação se desenvolva da melhor maneira possível.
Com uma boa Gestão de Processos os setores de sua empresa irão assegurar o bom desempenho de sua operação, independente do colaborador responsável.
Outro fator importante é a manutenção da cultura organizacional da empresa, que se torna possível se gradualmente aplicada aos processos internos.
Fase 4 – Excelência
Este é o momento onde todo empreendedor sonha em chegar, pois é quando todos as etapas anteriores estão funcionando perfeitamente e surtindo os resultados desejados.
Neste momento começamos a trabalhar com o conceito de melhoria contínua, onde reavaliamos a performance das equipes e dos processos, traçando possíveis melhorias.
É nesse sistema, inclusive, que a relação Pessoas-Processos-Produtos se torna mais evidente, pois é o estágio onde se faz necessário o aprimoramento da qualidade geral.
Uma empresa que está neste momento, já está, ou deveria estar trabalhando em alta performance.
E finalmente, uma boa consultoria, como nossa aula sobre Alta Performance em Gestão, pode te dar o impulso necessário para alavancar sua empresa através dessas fases.
Comments