top of page

COMO SUA GESTÃO FINANCEIRA DEVE FUNCIONAR

Foto do escritor: Marcelo HortaMarcelo Horta

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Você deve estar pensando consigo mesmo: "Como posso administrar minha empresa financeiramente na prática, dentro das realidades e particularidades do meu negócio?"



Dependendo do perfil da empresa e do mercado atendido, a resposta pode ser um pouco diferente. Algumas diretrizes e recomendações, por outro lado, são universais e podem ser aplicadas a qualquer modelo de empresa.


Como resultado, apresentamos algumas dicas baseadas em técnicas que todas as empresas, independentemente do tamanho ou segmento. Continue lendo!


Faça um Plano de Ação


A gestão financeira de uma empresa deve ser baseada no planejamento. Nesta etapa o Gestor deve delinear os objetivos e metas neste documento. Um bom exemplo de objetivo é reduzir as despesas operacionais da empresa.


Você deve alterar as metas para o contexto da realidade do seu negócio ao traçar esta estratégia. De nada adianta criar metas grandiosas que não condizem com seu momento atual.



A segunda fase do processo de planejamento é fazer uma lista dos processos que serão utilizados para atingir suas metas. Seguindo o exemplo anterior, um mapeamento completo de custos e a verificação de suas reais demandas podem ser uma técnica para reduzir as despesas operacionais.


Por fim, avalie quais indicadores serão usados para acompanhar os resultados das atividades realizadas, bem como eventuais revisões que possam ser necessárias.


Lembrando que o planejamento estratégico deve ser avaliado regularmente para alinhar possíveis ajustes ou adaptar o modelo ao ambiente de negócios atual.


Defina o Orçamento


O orçamento é um elemento que faz parte do planejamento e que permite uma análise mais ampla do negócio e uma avaliação mais precisa dos setores que necessitam mais ou menos recursos, além de dar um panorama sobre os recursos que estão sendo destinados para os principais objetivos do negócio.


Por exemplo, no caso de uma loja online, espera-se que o orçamento destinado para a estrutura do site e para os mostruários digitais será consideravelmente maior que aquele destinado à estética do espaço físico das instalações da empresa.


Sendo assim, ao fazer um Plano de Ação bem completo, alinhado a um orçamento sóbrio, poderá ajudar o gestor a evitar drenos no caixa da empresa e garantir a saúde geral do negócio.


Utilize ferramentas e métodos apropriados


Um Gestor Financeiro que gera resultados é aquele que sabe utilizar ferramentas financeiras e metodologias apropriadas para a administração do orçamento.


Por isso é importante estar sempre atento à gestão de ferramentas como o fluxo de caixa, por exemplo, além de implementar metodologias inovadoras e tecnologia nos processos que envolvem a gestão financeira.



Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como softwares financeiros, aliadas a um bom planejamento estratégico e à gestão correta do orçamento, é seguro que o gestor entregará bons resultados.


Demandas da gestão financeira


Com uma boa fundamentação nos aspectos essenciais da gestão financeira, você estará pronto para os desafios que surgirão no dia a dia da organização. Ainda assim é importante que se tomem as seguintes ações para garantir a fluidez financeira do negócio.


  • controle eficiente do fluxo de caixa da empresa;

  • gestão ativa e enérgica dos pagamentos e cobranças;

  • gestão do capital de giro;

  • controle da emissão das notas fiscais;

  • apuração periódica dos resultados;

  • controle de estoques;

  • controle periódico dos resultados.

Como você pode ver, a gestão financeira consiste num conjunto de ações consistentes em busca do crescimento da empresa. Porém a aplicação dessas ações vai variar de acordo com as especificidades de cada empresa.


Como usar a tecnologia ao seu favor?


A incorporação de tecnologia aos processos é uma tendência inevitável, quaisquer que sejam as situações. Afinal, ela permite que atividades sejam concluídas mais rápido, com maior frequência e utilizando menos recursos.


Por isso, ao protocolar e gerir os processos internos, você obtém um mapeamento do tempo e recursos gastos em cada situação e pode a partir daí definir possíveis automações para reduzir gargalos dessas atividades.



Sendo assim, a incorporação desses sistemas na cultura organizacional da empresa pode ser uma decisão sábia. Afinal, existem diversos tipos de ferramentas para facilitar a vida do gestor, desde a etapa orçamentária, até na gestão de cadastros dos clientes.


Esta iniciativa pode levar a empresa a aumentar seus ganhos e cortar custos, pois estes softwares geram uma enorme quantidade de dados que podem ser analisados a fim de aplicar as devidas correções às falhas encontradas no processo produtivo.


Analise os resultados regularmente


A gestão financeira segue um ciclo constante de análise, avaliação, correção e inovação que evolui junto com o Gestor. Aquele que compreende que seu trabalho se baseia em consistência e continuidade, com certeza gerará bons resultados em sua gestão financeira.


Portanto, quanto mais detalhadas forem as avaliações periódicas dos indicadores, melhores serão as conclusões a serem tiradas das análises quantitativas e qualitativas desses dados.



Em resultado, você pode definir com mais clareza quais atitudes tomar e quanto de recurso mobilizar, de acordo com os indicadores.


Sendo assim, uma gestão financeira eficiente passa por todos estes fatores, além de caminhar lado a lado com os outros gestores da empresa, por isso assista à nossa aula gratuita sobre Alta Performance em Gestão e comece a capacitar seu time pra já!




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page