COMO SE TORNAR UM GESTOR MELHOR EM 10 MINUTOS
- Fernando Freitas
- 27 de jan. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2022
Sua gestão impacta diretamente em todos os processos, pessoas e resultados da empresa. Por isso, leia este texto e se torne um gestor melhor em 10 minutos.

A pessoa que lidera suas equipes e projetos mundo afora é o responsável pelo andamento de suas ideias. Isto é ser Gestor, um líder nato.
Mas em muitos casos a aptidão e as habilidades necessárias para esta tarefa são deixados de lado e o empreendedor acaba caindo na rotina de desembaraçar nós.
Por isso preparamos este texto para relembrar os principais aspectos de um bom Gestor e um bom Líder.
Mas o que é Gestão, afinal?
É muito importante que a pessoa responsável por gerir uma empresa seja eficaz na criação de metas e no acompanhamento da produtividade de sua estrutura.
Será ele quem guiará o time pelos desafios encontrados no decorrer do processo e quem os levará ao sucesso e à alta performance.
Quanto mais metodologias e técnicas este profissional aplica com o devido conhecimento, melhor pode se tornar a gestão de um negócio.
O que se espera de um Gestor?
Um administrador versátil dedica seu tempo e sua atenção a várias nuances de seu projeto.
Ele se torna um Gestor no momento em que ele para de executar apenas funções técnicas do setor financeiro e administrativo e passa a compreender os processos e identificar fraquezas e qualidades das pessoas envolvidas.
O Gestor é alguém que compreende o mercado em que sua empresa se encontra e tem foco na otimização dos processos e aperfeiçoamento da equipe.
A Gestão se aplica em quais áreas?
A Gestão como um todo é um conjunto de práticas que visam a administração e o aperfeiçoamento dos processos de uma empresa.
Portanto é possível se aplicar gestão em vários setores e áreas de conhecimento, tanto de forma mais abrangente, quanto de forma isolada.
Falando nisso, uma sugestão interessante para quem quer se tornar um Gestor de destaque, ou mesmo um bom profissional em sua área, é se aperfeiçoar cada vez mais em vários segmentos de gestão, deixando seu trabalho eficaz e abrangente.
Abaixo listamos algumas opções de segmentos de gestão:
Gestor Financeiro
Levando em consideração que o caixa é o pulmão da empresa, o Gestor Financeiro é o responsável pela manutenção da saúde deste órgão.
Aqui é importante a implementação de metodologias que permitam o corte de gastos e o aumento gradual do lucro.
Gestor de Pessoas
Da mesma maneira, o Gestor de Pessoas trará uma abordagem mais plural para o organograma da empresa.
Ele leva em consideração todos os aspectos trazidos pelo colaborador, como seu estado emocional, seu espectro intelectual, suas soft skills e hard skills.
A partir daí ele constrói uma relação de duas vias entre os gestores e equipe, de forma que se incentive comunicação bilateral e que se reconheça o bom trabalho das pessoas envolvidas.
Gestor de Processos
Muito bem, assim como o pessoal, os processos também exigem um olhar atento da parte de um líder responsável.
E é aí que o Gestor de Processo implementa suas técnicas. Utilizando de indicadores de desempenho e ferramentas modernas, ele visa o aprimoramento do processo, ou seja, busca uma metodologia de trabalho que visa evitar desperdícios e melhorar a performance.
Gestor de Logística
Este é um caso mais abrangente, pois podemos levantar como exemplo uma empresa que se destaca por sua logística de amplitude global em e-commerce, ou uma que se destaca por sua liderança global em serviços de consultoria.
Em ambos os casos, é preciso se estabelecer um planejamento logístico eficaz, pois qualquer erro significaria milhões em prejuízo.
Portanto, o Gestor de Logística estabelece as melhores práticas para que todas as etapas do processo da empresa sigam funcionando com fluidez.
Gestor de marketing
Como diz o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.
Todas as definições mencionadas acima seriam fadadas ao fracasso se não existissem os clientes. E a existência deles, na maioria dos casos, se dá devido a um trabalho concreto e consistente feito pelas equipes de marketing.
O Gestor de marketing é o profissional que se propõe a analisar, compreender e implementar as estratégias mais relevantes e chegar até o público mais qualificado para seu negócio.
Gestor de Vendas
Além da gestão de marketing, muito importante também é a gestão de vendas, pois ao se exercer o contato para este cliente em potencial, se faz necessário que ele percorra todo o caminho até se tornar recorrente e até mesmo advogado da marca.
O Gestor de Vendas buscará assegurar que as falhas neste funil, ou ampulheta de vendas sejam corrigidas e que o processo de onboarding do cliente seja o mais satisfatório possível.
Gestor de Inovação
Com as constantes mudanças trazidas pela constante evolução tecnológica e social, o mercado também cobra que as empresas se inovem e ofereçam uma entrega mais eficaz para os clientes.
O Gestor de Inovação é um profissional que exige, não apenas resultados com base em criatividade e desconstrução de paradigmas, bem como a implementação de novo processos e metodologias inovadoras.
Gestor de Projetos
O Gestor de Projetos é uma peça fundamental do tabuleiro. Ele traduzirá os apontamentos dos outros setores em protocolos e estabelecerá prazos e metas.
Sendo assim, a responsabilidade dele é de compreender as fragilidades e características dos setores para traçar um plano de execução para as novas práticas que foram definidas.
Gestor de Resultados
E finalmente, não podemos esquecer do Gestor de Resultados, que é um profissional cuidadoso e empenhado nos mínimos detalhes.
O foco deste Gestor é avaliar as variações e estatísticas da performance de cada setor e trazer estes dados para a forma de uma análise quantitativa. Ou seja, transformar números em observações.
Com sua análise criteriosa, ele consegue concluir onde estão ocorrendo excessos de gasto de tempo, ou recursos. Ou mesmo em quais canais deve-se ter maior atenção devido à entrada de novos clientes.
Quais Metodologias posso aplicar como Gestor?
Com todos os Gestores relacionados, agora podemos montar um arsenal para estes profissionais passarem a praticar em suas funções, sejam elas formais ou não.
Abaixo estão listadas algumas metodologias funcionais que te farão um gestor melhor em 10 minutos.
Matriz FOFA
A matriz FOFA vem das palavras: Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças, como é conhecida em Português, ou então em inglês, SWOT que é uma sigla para: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.
A proposta dela se baseia em listar o momento atual das situações em questão. Por exemplo: ao se considerar a abertura de uma nova filial, pode-se considerar fazer uma matriz FOFA, ou SWOT sobre o local escolhido.
GTD
O método GTD, ou “Get Things Done” em inglês, trás uma visão mais voltada para atenção ao momento presente na Gestão.
Como o próprio nome diz, a ideia é “Concluir as Tarefas”. Ou seja, definir as suas metas em ordem de prioridade e seguir um fluxo de: 1 – Coletar as Tarefas, 2 – Definir em Prioridades, 3 – Começar a Executar uma Tarefa, 4 – Concluir a Tarefa e prosseguir para a próxima.
Metodologias ágeis
Assim como o GTD, existem diversas metodologias ágeis com ótima reputação e já praticada por grandes corporações.
Procure implementá-las de forma que os processos se tornem mais claros e com etapas mais curtas.
Modelo BSC
O Balanced Scorecard é uma metodologia onde se relacionam os aspectos e dados da empresa em uma grande tabela.
Dessa forma, os Gestores trabalham de forma conjunta e evitam crescimento desigual entre os segmentos.
GDP
Aqui busca-se fazer uma relação detalhada das etapas de um projeto e abrir margem regularmente para a implementação de correções e ajustes
Chamado de Gerenciamento por Diretrizes, ou GPD, a metodologia tem foco na redução de desperdícios e melhoramento do desempenho.
Orientação por Resultados
A orientação para resultados é o aprimoramento profissional que busca melhorar a performance da equipe, orientada em direção ao cumprimento dos objetivos definidos, garantindo que os resultados esperados sejam alcançados.
Aproveitando o gancho, assista nas palavras de um dos CEOs da iLean, a importância das definições de Orientação por Resultados em uma empresa.

E finalmente, acredito que essas dicas te colocarão na direção correta se você busca ser um Gestor melhor.
E claro, também busque sempre ser uma Pessoa Melhor, o que faz com que bons resultados sejam naturalmente alinhados com seu propósito.
Комментарии