top of page

A VERDADE SUJA SOBRE LUCRO CONSISTENTE E RESULTADOS CONSTANTES

Atualizado: 10 de mar. de 2022


Como TER lucros CONSTANTES E RESULTADOS CONSISTENTES?



Realmente esta é uma pergunta muito recorrente. E para garantir o sucesso e o crescimento da empresa e dos gestores, ela deve ser repetida sempre!


Entretanto, é preciso arregaçar as mangas e cuidar do planejamento da gestão financeira e da produção, como um todo. E esta não é uma tarefa simples.


Foi pensando nisso que resolvemos entregar a verdade suja sobre lucro consistente e resultado constante nas empresas:


1. Você sabe o que é Lucro?


O lucro da empresa é o que indica o sucesso no seu empreendimento, mas a verdade suja é que se você não compreende o que é lucro, nada vai escalonar de verdade na sua mão.


O lucro é o rendimento adquirido de um processo da venda de um produto ou serviço, sobrepondo o investimento feito inicialmente nos mesmos.


Sendo assim, o lucro é todo dinheiro que entra na empresa, certo?


ERRADO!


Pois bem, você já deve ter ouvido falar sobre lucro líquido e lucro bruto. Pois bem, estes são definidos assim:


  1. Lucro Bruto: é o montante financeiro resultante de uma venda, após a subtração dos custos variáveis.

  2. Lucro Líquido: é o resultado da subtração LUCRO BRUTO – CUSTOS. Os custos são a soma entre os custos variáveis e os custos fixos.

  • Custos Variáveis: impostos, insumos, embalagens, etc.

  • Custos Fixos: contas, salários, aluguel, internet, etc.



2. E o faturamento?


Outra verdade suja é que faturamento e lucro não são a mesma coisa! E sim, podemos dizer, grosseiramente, que o faturamento sim é todo o dinheiro que entra na empresa.


Por exemplo: Para analisar a eficácia do seu time de vendas, você pode analisar o faturamento da empresa no período e verificar as altas e baixas.


Entretanto, uma alta no faturamento não assegurará lucro, pois os custos podem ter tido uma alta inesperada e acabar causando lucro negativo no período.


3.Indícios de que sua empresa não lucra suficiente


Se você se identificar nos tópicos abaixo, então é um sinal de que precisa tomar uma atitude para conseguir lucro mais consistente e resultados constantes. Essa é mais uma verdade difícil.


  • Concorrência

É natural que se sinta orgulho de sua entrega e comprometimento com seu setor, mas competidores surgirão e eles não medirão esforços para entregar mais e melhor que você.

Caso a concorrência esteja levando a melhor, então seria interessante avaliar o que o público-alvo vê de mais relevante nesses competidores.


  • Reputação



Não existe nada mais importante que seus clientes. Por isso, é muito importante que se agregue valor na entrega e sempre valorize uma relação saudável com sua clientela.




  • Escassez de Investidores

Todo negócio possui bons parceiros e investidores que compõem uma boa parcela de injeção de recursos ou descontos.

Estes patrocinadores são excelentes contatos e a relação com os mesmos deve ser impecável, assim como a sua devida entrega.


  • Equilíbrio entre custos e lucro

Se os custos de produção e compra de insumos está proporcionalmente maior que a entrada de recursos, é bem provável que o resultado no período será negativo.

É importante avaliar a rentabilidade e antecipar o prejuízo.


  • Valor dos Produtos

Garantir o menor preço, nem sempre é a melhor estratégia. O que quero dizer é que se você vende seu produto pelo menor preço da cidade, mas não entende de gestão financeira, pode ser que esteja drenando ligeiramente seu cofre a cada venda.

É uma boa solução aumentar o valor do ticket dos produtos/serviços e agregar valor de outras maneiras, melhorando a experiência do cliente.


  • Pouco ou nenhum Caixa

Sinal evidente na saúde financeira de uma empresa, o caixa deve ter boa abrangência e durabilidade. Afinal, é ele que garante que o pagamento de contas, impostos e compra de insumos seja realizada com sucesso.



4. Desafios de Crescimento


Além desses indicadores de que você pode estar sofrendo com estas verdades sujas, existem também alguns fatores que podem estar limitando seu lucro consistente.


  • Competição


A competição é um elemento muito

saudável para o mercado e para o consumidor final. Porém, a alta concorrência pode ser capaz de comprimir um negócio até seu fim.

Portanto, é preciso se precaver e conhecer muito bem seu segmento, assim como sua concorrência. Afinal, a qualidade dos serviços e produtos é definida pela entrega daquele que se destaca entre os consumidores.

  • Mercado

E por falar em melhora na qualidade e na entrega, muito acontece com o passar dos anos.

A inovação tecnológica age como um excelente recurso para a diminuição de custos e para aumento do lucro.

Bem como, o cliente sempre dará preferência para aquele produto que entrega os melhores benefícios.

Por isso é preciso abraçar a mudança e não ter medo de oferecer uma experiência inovadora.


  • Aspectos Legais

Os sistemas regulatórios servem para definir parâmetros que evitem más práticas entre as empresas.

Muitos desses parâmetros são para o bem do sistema empresarial como um todo. Porém, muitas dessas definições agem como limitadores para o desempenho de algumas empresas, dependendo seu segmento, ou seu enquadramento fiscal.

É importante fazer acompanhamento regular com seu contador, o que pode definir facilitadores contábeis para essas limitações, e em alguns casos até diminuir custos com impostos.


Finalmente, vale se observar que todos os parâmetros citados acima, os que chamamos de “verdade suja”, são fatores que podem ser avaliados e reestruturados buscando uma melhora na gestão de sua empresa.

A sua postura como líder e gestor é sua melhor arma e seu comprometimento é sua munição para conseguir conquistar um lucro consistente e resultados constantes.


Dito isto, assista à nossa aula inaugural da consultoria online que levou o Prêmio Rio Produtivo de melhor consultoria pelo SEBRAE e comece a tomar o espaço que é seu!




Comentarios


bottom of page