top of page

8 FILMES SOBRE MARKETING QUE VÃO TURBINAR SUA ESTRATÉGIA

Foto do escritor: Marcelo HortaMarcelo Horta

Você quer renovar suas misturar marketing com entretenimento? Fornecemos algumas sugestões de filmes para ajudá-lo a aprender sobre marketing de uma forma divertida e motivadora. Dê uma olhada!


1. Obrigado por Fumar (2005)


Como porta-voz das grandes empresas de cigarros, Nick Naylor ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes. Mas ele começa a questionar seu papel como pai, à medida que seu filho se mostra interessado por sua profissão.



“Obrigado por Fumar” narra o contexto de uma das indústrias mais perversas do mundo e as suas estratégias persuasivas para influenciar os hábitos da sociedade a seu favor.


2. O Homem que Mudou o Jogo (2011)


Billy Beane, gerente geral do Oakland A's, um dia tem uma epifania: a sabedoria convencional do beisebol está totalmente errada. Diante de um orçamento apertado, Beane tenta reinventar seu time superando os clubes de bola mais ricos.



Brad Pitt interpreta o treinador de um time de baseball em decadência. Ele vira o jogo quando, contrariando expectativas, contrata um profissional de estatística.

Uma bela sacada para aplicar também no marketing do seu negócio, não é?



3. Fome de Poder (2016)


A história da ascensão do McDonald's. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.



Observe as estratégias de persuasão do protagonista, ampliação de mercado, distribuição e a preocupação com a marca.





4. Chef (2014)


Carl é o chef de um restaurante muito famoso de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior, a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida.



Com uma linguagem leve e divertida, conta a história de um chef de cozinha que largou um restaurante renomado para abrir o seu food truck, com todos os desafios de atrair clientes para esse novo negócio.


5. Joy (2015)


Joy é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com seus pais e ex-marido, que mora no porão. Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas, compartilha o espaço com seu pai, apesar de terem se divorciado há 17 anos. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.



Jennifer Lawrence interpreta a empreendedora Joy Mangano, que ficou conhecida por inventar o esfregão Miracle Pop e enfrentar todos os desafios para torná-lo um sucesso de vendas.


6. O Poderoso Chefão (1972)


Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.



A trilogia clássica é uma aula de estratégias de negociação, com as táticas infalíveis de Don Vito Corleone. Saber negociar com clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores é uma das habilidades importantes para o profissional de marketing, sabia?


7. Amor por Contrato (2009)


Os Jones formam uma família aparentemente perfeita. Tanto Steve e sua esposa Kate, quanto seus filhos, são bonitos, populares e confiantes, causando inveja na vizinhança. Entretanto, eles não são uma família de verdade: são funcionários de uma empresa que resolveu inserir famílias em mercados de luxo para dar vida aos seus produtos e aumentar sua lucratividade.



Apesar do título em português indicar que se trata de um filme romântico, “The Joneses”, como foi chamado originalmente, apresenta a lógica do marketing por influência de uma forma um pouco mais burocrática e a nível pessoal.

Ao longo da narrativa somos apresentados a uma família falsa, na qual cada um de seus componentes são pagos para divulgar produtos em seus meios de convívio.


8. A Rede Social (2010)


Em uma noite de outono em 2003, o estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg se senta em seu computador e começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global. Seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso de sua rede social. Mas sua ascensão sem precedentes traz complicações legais e pessoais.



A Rede Social conta sobre o início do Facebook. É imperdível para quem quer entender como a rede surgiu e se tornou uma gigante da internet.


BÔNUS. Marcado (2012)


Como uma diversão a parte, trago pra vocês esse filme maluco que dá uma perspectiva disruptiva da influência das marcas em nossas vidas. Um deleite pra quem gosta de filmes com narrativas diferenciadas.



Traduzido do inglês - Branded é um filme de ficção científica russo-americano de fantasia escura de 2012 escrito, produzido e dirigido por Jamie Bradshaw e Aleksandr Dulerayn. Foi lançado em 7 de setembro de 2012.



E aí gostou? Confere os outros conteúdos do blog e não deixe de seguir a página do instagram, onde damos listas de livros, filmes, técnicas e ferramentas de gestão. Clique no Banner:



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page