top of page

5 DICAS PRÁTICAS SOBRE ALTA PERFORMANCE EM GESTÃO

Atualizado: 10 de mar. de 2022






Os processos diários nas empresas estão cada vez mais complexos e multifacetados. Isso acontece porque a gestão nas empresas se dá de forma sintomática, ou seja, controlando os danos de acordo com que vão surgindo os problemas.


Sendo assim, vem sendo muito discutida a aplicação de metodologias mais eficazes no ambiente corporativo. E é daí que surge a proposta de implementação da Alta Performance em gestão.



Com um ponto de vista mais focado no essencial, pode-se entregar os meios para que os colaboradores produzam mais efetivamente e com menos esforço.




Pensando neste momento apropriado para se atualizar os processos internos das empresas, preparamos 5 dicas práticas sobre alta performance em gestão.



O que é a Alta Performance em Gestão?


Pode-se dizer que a alta performance em gestão está muito ligada à mentalidade do gestor. Na prática, busca-se trabalhar em uma série de adaptações entre os setores da empresa para se identificar problemas e implementar processos mais eficazes.



Seja no operacional, no estratégico, ou nos demais setores, a ideia é que se possa orientar e aplicar metodologias inovadoras e se aprimorar a organização da empresa, resultando em um melhor engajamento dos colaboradores.



Como a Alta Performance em Gestão pode impulsionar seu negócio?


Primeiramente não são todas as empresas que estão dispostas a modificar sua cultura organizacional e implementar uma nova metodologia, como a Alta Performance em Gestão.



Portanto, parte-se do princípio que seus concorrentes já ficam pra trás no momento em que você decide dar um passo em busca de uma melhora do funcionamento interno.





Além disso, com um time engajado e bem orientado, o ambiente de trabalho pode se tornar altamente eficaz e agradável. Isso sem considerar aquele que é o fator mais importante: o aumento no faturamento! 😍



Sendo assim, para implementar um processo interno de Alta Performance em sua Gestão e aumentar seu lucro e produtividade, é só seguir as 5 dicas práticas abaixo!



1. Monte uma Equipe Inteligente


Antes de mais nada, a Equipe que entregará seus resultados precisa estar alinhada com os processos, objetivos e metas de seu projeto.


É inteligente direcionar bons comunicadores para os setores que exijam uma boa comunicação, bons criadores para os setores de inovação e assim por diante.




Porém precisa-se acompanhar de perto seu time para que estes talentos possam surgir. Além disso, mantê-los motivados é a base para que possam se abrir e demonstrar todo seu potencial.



2. Revele-se um Líder



O verdadeiro líder está dentro de você! Não tenha medo de experimentar abordagens e assumir uma postura que você ainda não tenha.



Bons hábitos são uma construção diária e você pode acabar descobrindo uma qualidade oculta que acaba se tornando peça chave ao motivar seu time, por exemplo.


Lembre-se de dar espaço para opiniões e sugestões, além liberdade criativa e de ação. Mostre que você se importa com as ideias de seus colaboradores. Sempre os oriente de forma transparente e seja sempre você mesmo.



3. Saia do Operacional


Um grande equívoco da maioria dos líderes é focar suas atenções no operacional por acreditar ser a única pessoa qualificada para a gestão da qualidade final de seu produto.




Dessa maneira, quando se implanta um projeto de Alta Performance em Gestão, espera-se que o Gestor possa sair do operacional, ganhando tempo e foco destinados a setores que necessitam mais de sua atenção, como o Estratégico e Vendas.



4. Colaboradores Qualificados


Partimos do pressuposto que ao contratar um funcionário, existe um período necessário de adaptação e treinamento, até que ele comece a trabalhar com Alta Performance.



Porém, se você não fornecer os meios necessários para que ele esteja sempre capacitado, inevitavelmente ele ficará desatualizado e voltará para este estágio de constante reciclagem.



Lembre-se, o tempo passa e os processos se modernizam, assim como os sistemas e o mercado. Por isso, quanto mais qualificado, valorizado e motivado se sente um profissional, melhor será sua Performance.



Mas claro, nenhum caixa sobrevive a um dreno grande e constante, portanto escolha formações constantes, dilua palestras e pequenos cursos por todo o período.



Lembre-se com carinho dos seus funcionários e eles irão corresponder suas expectativas.



5. Priorize a Inovação Tecnológica


Assim como a estratégia de Alta Performance em Gestão é um passo à frente de seus concorrentes, a implementação de recursos tecnológicos também será um excelente avanço no jogo.



Nessas estágio, procure avaliar os momentos de seu processo onde estão havendo atrasos, ou desgastes (as famosas curvas de rio, onde se depositam detritos e interrompem a fluidez).




Então avalie a possibilidade de digitalizar o processo, ou mesmo contratar um serviço de automação, liberando este canal e direcionando o foco do time para suas metas.



Finalmente se pergunte se a terceirização pode ser uma forma de retirar a sobrecarga da equipe.


Depois dessas dicas você provavelmente estará trabalhando de forma mais enxuta e aplicando uma Gestão de Alta Performance.



1. Dicas Bônus


Ainda em tempo, se você se dispôs a aplicar estas estratégias em seu negócio, acompanhe estas dicas bônus e se prepare para logo jogar junto com os grandes players.



a. Procure Analisar o Desempenho


O conhecimento é a chave para o resultado. Dito isso, procure avaliar os indicadores de resultado e comparar períodos, buscando sempre traçar metas um pouco mais ousadas.



Faça relatórios de produção e produtividade, avaliando também as interferências externas. Além disso, esteja aberto para o feedback dos colaboradores e procure compreender suas necessidades.


b. Incentive a Comunicação


Existem inúmeras formas de se implementar um sistema de comunicação interna. Entretanto cada situação pedirá um sistema diferente. O mais importante é que se incentive o uso de uma ferramenta eficaz de comunicação.


A troca de informações nesta plataforma deve ser clara, veloz e profissional, resultando no encurtamento de processos e melhor integração entre setores.


c. Reconheça o Mérito dos Colaboradores


O melhor indicativo de que um serviço está sendo bem feito é o reconhecimento do mesmo vindo de seus superiores. Procure demonstrar claramente sua satisfação com o rendimento do time e lembre-se de jamais chamar atenção de alguém em público.


Bonificações salariais são um estímulo positivo, que possui uma mensagem muito clara e não se mostra como um fator de prejuízo, muito pelo contrário. Principalmente quando oferecido de bom grado.


d. Ofereça um Plano de Carreira


Muitas vezes seu colaborador pode se mostrar um profissional extremamente hábil, porém no fundo não compreende exatamente como gerir a própria carreira.


Imagine o mesmo lidando com sua formação e carreira profissional com uma Gestão de Alta Performance? 😁


Por isso busque entender o momento individual dos membros de sua equipe e ofereça suporte para capacitações.



Sendo assim, pode-se perceber que o aprimoramento contínuo do Gestor e de sua Equipe é algo imprescindível e pode recolocar sua empresa nos trilhos.




Inclusive, pode mesmo projetar bons resultados a médio prazo e possibilitar seu crescimento em escala.


Vale lembrar que se este blog te inspirou e deu direcionamento para melhorar seu desempenho, você não pode deixar de conferir a formação APG (Alta Performance em gestão) do iLean.



Com a formação APG você vai implementar métodos em curto prazo que vão projetar seu negócio para a escala que ele merece.



Assista primeira aula gratuita e confira você mesmo os enormes resultados que esta metodologia já foi capaz de conquistar.




Comments


bottom of page