Se você vive, você cria e cumpre metas todo o tempo. Desde a conclusão de uma tarefa doméstica até uma conquista em seu emprego, são resultados de uma ação feita em direção a algum objetivo.
E além disso, se você visualiza e revisa com frequência seus objetivos, se torna mais fácil definir metas relevantes para concretizar seus planos.
Portanto leia este artigo para descobrir:
O que são metas
A importância das metas
Como definir metas relevantes
O que são metas?
Uma definição de meta é: “um objetivo que se almeja”. Mas metas são mesmo objetivos?
A resposta é: Não!
As metas são definições feitas para estabelecer um avanço em direção a um objetivo, com prazo e resultados bem definidos.
Se seu objetivo é “emagrecer”, portanto boas metas vinculadas a este objetivo seriam “trocar pão por fruta em até uma semana”, ou “cortar tipo X de alimento durante seis meses”, afinal são tipos de metas mais mensuráveis e relevantes para o cumprimento deste objetivo.
Portanto um objetivo está mais ligado a um conceito mais amplo e significativo, enquanto a meta tem mais valor de avanço.
Um outro bom exemplo de objetivo é “escalar o meu negócio”, que tem o conceito amplo de conquista, porém é um pouco subjetivo no que tange as métricas de mensurar os resultados.
Enquanto isso, boas metas podem definir um avanço mensurável e ainda servir de indicadoras de desempenho. O avanço é muito mais palpável quando você estabelece metas como: “contratar dois vendedores em dois meses”, “lançar uma campanha de marketing para os próximos seus meses” e “duplicar o faturamento mensal”.
Notou a diferença?
Assim, você trabalha com foco nos objetivos e acaba gerando dados valiosos sobre esta busca.
A importância das metas
A definição de metas é um passo importante para quem deseja alcançar algo grandioso, ou mesmo conquistar algo novo.
Quando se colocam suas energias e sua atenção em favor de um sonho, ou objetivo, as metas surgirão naturalmente.
E são elas que vão garantir que se alcance este objetivo. Afinal, elas farão sua atenção retornar constantemente para aquela missão.
Além disso, as metas podem ser fatores determinantes na mensuração de resultados de uma estratégia global, inclusive mantendo o time motivado e informado.
E falando na equipe, como já mencionamos em outros textos, é ela quem te trará os seus resultados esperados.
Por isso, quando são trabalhadas metas inteligentes acima da média, é possível observar um aprimoramento profissional gradual entro os envolvidos.
Como definir metas relevantes?
A definição de metas soa, muitas vezes, como uma prática simplificada e inerente aos processos. Porém, na verdade, esta atividade está repleta de meandros que devem ser observados para evitar equívocos.
Por exemplo: não é porque você definiu a meta de ser o primeiro empresário vivo em Marte e vem cumprindo todas as etapas que definiu, que você concluirá esta missão.
Afinal, metas nem sempre são cumpridas. Para tanto, acompanhe estas dicas práticas para uma melhor definição de metas em sua empresa.
1. Escolha metas para o seu momento
Como dito anteriormente, metas desafiadoras e acima da média são ferramentas interessantíssimas para o desenvolvimento profissional e para a motivação geral.
Porém, as suas metas devem ser perseguidas quase que com fome, pois elas são definidas em cima de muita vontade e propósito.
2. Siga o método SMART
O método SMART é uma forma muito útil de determinar alvos possíveis de alcançar e que tragam resultados reais para uma pessoa ou empresa. Como definir metas usando esse método? É bem simples, apenas garanta que elas sejam:
Específicas (S): em vez de pensar em ideias vagas e abstratas, tenha objetivos certos e claros em mente. Isso vai facilitar muito o seu trabalho;
Mensuráveis (M): não dá para alcançar uma meta sem acompanhá-la de perto, então, certifique-se de que seja possível medir o seu progresso ao buscar a meta;
Alcançáveis (A): lembra-se de que falamos sobre empreender em Marte? Pois é. É importante que você seja realista e saiba o que terá condições de realizar;
Relevantes (R): em que a sua meta vai influenciar a sua vida ou a vida de outros, ou seja, qual a relevância dela? Pensando na sua empresa: qual a relevância da meta estabelecida para o seu negócio?
Temporais (T): qual o prazo para concluir a sua meta? Sem isso, fica mais fácil procrastinar e deixar as tarefas mais complicadas para depois.
3. Defina prioridades
Tudo é maleável e pode sofrer com imprevistos, por isso não é necessário que se sigam protocolos imutáveis e se persiga cegamente um resultado que não vem evoluindo.
Por isso, defina prioridades para organizar melhor sua distribuição de funções e prazos das suas metas.
4. Pedaços Menores
Objetivos grandes podem parecer impossíveis de conquistar. Nesses casos, o que executar uma tarefa curta, prática e mensurável é muito menos desafiador que completar um objetivo complexo.
Por isso procure subdividir os objetivos em metas menores e mais práticas, além de quebrar metas complexas em metas alcançáveis.
5. Aprenda com os erros (seus e dos outros)
Prese sempre muita atenção ao seu redor e às experiências que você e seus colegas empresários vivenciam.
O gestor é um profissional versátil que precisa tomar muitas decisões difíceis. Por isso, ter uma bagagem de experiências pode acrescentar muito em uma tomada de decisão mais acertada.
6. Escolha metas de disponibilidade imediata
Defina metas que você possa começar para já, afinal, metas que demoram para ficar disponíveis para serem trabalhadas, são na verdade sonhos.
Por isso, escolha metas que podem ser colocadas em prática imediatamente e que possa, de preferência, gerar dados e resultados o quanto antes, a fim de serem mensuradas.
7. Tenha um plano de ação
Mais uma ressalva importante: suas metas não são invenções nem ideias que surgem em seu descanso após o almoço.
Para uma definição de metas eficaz, é importante que se trace um plano de ação que leve em consideração os setores da empresa e o objetivo principal da organização naquele momento.
Essas metas, por fim, devem estar alinhadas com as estratégias de vendas, de marketing, do operacional, do estratégico, e assim por diante.
8. Avalie as metas que já alcançou
Muitas vezes acabamos focando nos resultados negativos e nas demandas imediatas de nosso negócio.
Mas é interessante que se reflita nas metas que já foram concluídas e que já geraram um resultado positivo. Isso pode ser um ótimo fator de motivação e de inspiração para novos projetos.
Procure montar um quadro de visualização para degustar a evolução de seus objetivos.
9. Mantenha o foco no seu propósito
Sempre que possível, faça uma auto avaliação e busque compreender quais são seus valores mais importantes e como eles podem fazer parte de suas ações e decisões.
Seus melhores projetos precisam do que você tem de melhor, por isso mantenha sempre seu propósito na mesa.
10. Sonhe alto
Só pôde colher os frutos de uma grande vitória quem investiu anteriormente em um grande sonho. Por isso, é importante que se desenvolvam metas razoáveis e alcançáveis, mas que não se perca a vontade de querer mais.
Mais uma vez: Metas extraordinárias criam resultados extraordinários. Mas lembre-se de traçar todos os passos, recursos e métricas para que elas sejam alcançadas.
11. Crie metas realistas
Uma maneira de otimizar suas metas e os seus resultados é desenvolvendo metas realistas, que façam sentido com seu momento atual.
Metas que condizem com o tempo e caixa disponível e as necessidades atuais são mais eficazes e o sucesso recorrente no cumprimento de metas é favorável à sua confiança e autoestima.
12. Estabeleça um cronograma
Com base em métricas, indicadores e nas suas experiências anteriores, você pode projetar a possível duração das operações, recursos necessários, por exemplo.
Isso ajudará a elaborar um cronograma completo que dará suporte aos processos necessários para atingir aqueles objetivos.
13. Mantenha simples
Quanto mais simples são as suas metas, mais praticidade estará ligada ao cumprimento dela. Por isso evite acrescentar complexidade nas etapas e nas metas.
Mantenha simples os prazos, métodos e métricas e os resultados chegarão com consistência.
14. Acompanhe seu progresso
Finalmente, é interessante que você estabeleça um conjunto de ferramentas que te auxiliem no processo de gestão das metas. Um deles já foi falado e é o quadro de visualizações, que dá um bom amparo na ideação.
Outras ferramentas interessantes são plataformas de gestão de projetos, como o Trello, por exemplo, formulários de desempenho e produtividade, além de reuniões estratégicas e de progresso.
Sendo assim, ao manter a cabeça aberta e os pés bem firmes no chão, você verá seus projetos sendo gradualmente sendo realizados com sucesso.
E como mencionamos muitas vezes os indicadores de desempenho, assista a esta aula gratuita sobre Alta Performance em Gestão para entender melhor sobre indicadores.
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