13 DICAS PARA SER O MELHOR EM VENDAS
- Marcelo Horta
- 11 de mar. de 2022
- 8 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2022
O sucesso de vendas depende de uma força de trabalho disciplinada e focada que seja produtiva diariamente. Alguns hábitos são necessários no dia a dia de qualquer empresa para atingir esse objetivo tão almejado. Só assim você perceberá maiores resultados e verá seu negócio se desenvolver dia após dia.
Portanto, conseguir vender mais, ter consumidores felizes e fiéis e ter um time engajado que veste a camisa é o contexto ideal para todo gestor de negócios ou CEO, certo?
O tão desejado sucesso de vendas é – e sempre será – a base de qualquer empresa. Você deve ficar com o foco lá no alto.

No entanto, a rotina retrata circunstâncias que nem sempre são as melhores. Ocasiões em que demonstram que o trabalho está rendendo menos do que o desejável.
E, como todos sabemos, isso resulta em metas não cumpridas, clientes decepcionados e desmotivação geral.
Assim, para alcançar um sucesso significativo no campo empresarial, é necessário desenvolver hábitos de vida – e pra ser mais exato, estruturado e capaz de cumpri-los.
Por isso, separamos algumas dicas para alcançar este sucesso o quanto antes! Boa leitura!
13 DICAS para ter sucesso em vendas na sua empresa
O sucesso de vendas, bem como as características acima mencionadas, bem como um conjunto de hábitos e comportamentos que estão indissociavelmente ligados a ele, devem ocorrer diariamente.
Ou seja, a rotina de vendas exige atenção. Somente sabendo como atingir essas metas e objetivos será possível alcançá-las.
Algumas dessas dicas podem ser iniciadas ainda hoje. Outros, claro, demandarão um pouco mais de trabalho, de refinamento com a equipe.
Mas, sem dúvida, todos eles têm o mesmo objetivo: ajudar você a vender mais e melhor e aprender a manter clientes em sua empresa.
1 – Crie leads bem qualificados
É fundamental selecionar pessoas que tenham potencial para se tornarem clientes de fato. A qualificação é fundamental para um ciclo de vendas mais rápidos.
Como consequência, sua empresa se beneficiará de melhores resultados de negócios, pois nessa fase, algumas estratégias podem ser utilizadas para determinar se o lead deve ou não passar pelo funil de vendas.
Logo, caso ele não preencha os requisitos, é melhor seguir entregando a ele bons conteúdos que o seu marketing produz.
E finalmente, se ele realmente não tiver fit com sua empresa, é preciso descartá-lo.
2 – Conheça o seu cliente como a palma da sua mão
Uma obrigação de qualquer equipe de vendas é memorizar o conhecimento sobre a personalidade da empresa. Como resultado, as chances de uma empresa ter sucesso são substancialmente maiores.
Isso porque você vai entender os problemas do cliente e como, didaticamente, a solução que você está oferecendo irá beneficiá-lo.
Ou seja, não apenas seu poder de persuasão aumentará, mas suas habilidades de barganha serão consideravelmente mais fortes.
Você já pode ter uma abordagem que encanta essa possibilidade antes mesmo que eles mencionem suas dificuldades.
Como resultado, se isso ocorrer, teremos uma situação muito mais esperançosa para alcançar o sucesso de vendas.
3 – Seu foco não é vender e sim atender ao cliente
Falar com prospects apenas para vender o que a organização vende é inquestionavelmente errado, se você quer se tornar um grande vendedor.
E quanto mais cedo você perceber isso, melhor para sua empresa. O cliente desempenha uma função diferente e tem um nível de exigência muito maior. Ele tem a capacidade de escolher e negociar.
Como resultado, abordá-lo apenas com o objetivo de vender não é uma estratégia adequada. "Empurrar" diretamente seus produtos ou serviços não soará favorável.
Concentre-se no atendimento ao cliente. Para começar, esqueça que você está lá para vender. Você já sabe disso, então por que se submeter a isso?
Em segundo lugar, você está interessado em tornar as coisas fáceis. Posicione-se como consultor ou colaborador, em outras palavras.
Afinal, o objetivo aqui é construir confiança nessa conexão, que será a diferença entre um "sim" e um "não".
4 – Domine estratégias de marketing
Embora os métodos de marketing sejam vitais para atrair clientes, o vendedor é tão importante quanto as estratégias que ele domina.
A melhor estratégia para se posicionar diante da prospecção é ser uma autoridade no assunto e estar sempre disponível. Tudo isso é feito para emocionar, agradar e manter o cliente.
É por isso, aliás, que é fundamental que o marketing e as vendas trabalhem constantemente juntos. Um fornece insights para o outro, e a abordagem usada por um pode e deve ser repetida em outro setor.
7 – Ao conversar com o cliente seja um consultor
Você sabe que quer vender. O consumidor também está ciente de que você deseja vender. Então, por que você está sendo tão direto neste momento?
A venda consultiva é essencial para conquistar a confiança do cliente. Que ele percebe sua associação com a empresa não cessa quando ele abre sua carteira.
Atingir a meta a qualquer custo pode até garantir o pagamento da comissão de vendas desejada.
Porém, o churn surge quando você não age como um consultor, quando você não é pedagógico e mostra ao cliente exatamente como ter a melhor experiência com o que você vendeu.
Então, para as métricas de vendas da empresa, essa é uma questão importante. Bem como para a gestão financeira global.
Então, por que obrigar uma venda? Seja verdadeiro, e só.
6 – Seja curioso e demonstre curiosidade
Uma das táticas de vendas mais significativas para levar a organização ao sucesso de vendas é a chamada "escuta ativa".
Como o próprio nome diz, permita que o cliente conte sobre as dores que sente diariamente e o que o levou a vir até você. Mas seja curioso.
Pergunte construtivamente. Investigue opções para acelerar o fechamento desta oportunidade.
Investigue a realidade minuciosamente para que você possa fornecer uma entrega ideal no momento adequado.
7 – Seja organizado e disciplinado
Tenha organização para gerenciar as oportunidades de emprego em seu pipeline. Disciplina para concluir todas as ações no processo de vendas que influenciam o cliente.
Mesmo que um vendedor não atinja seus objetivos, esses dois fatores são essenciais. É fundamental não descartar: ligações, e-mails e o desenvolvimento dos clientes.
A rotina comercial é difícil, e você a conhece bem. Remova as distrações empregando a técnica 5S.
Certifique-se de que seu foco está em fornecer uma experiência fantástica ao cliente com a empresa.
8 – Seja flexível, sempre
Uma abordagem flexível é sempre apreciada, pois parece amigável e agradável ao cliente.
Ou seja, embora você possa seguir um roteiro de vendas escrito previamente, você deve modificá-lo para a realidade do cliente em potencial.
Trabalhar com script dá segurança e auxilia na padronização das vendas da empresa. Claro, é uma boa prática, e é ainda melhor quando faz parte do manual de vendas da organização.
No entanto, é fundamental que você cumpra o que o cliente lhe deu como uma objeção a ser resolvida.
Ele tem um problema. E quando você está aberto a ouvir e modificar sua abordagem ao que ele quer, a confiança flui mais rapidamente.
9 – Guarde uma carta na manga
Obviamente, o objetivo é vender constantemente valor para o cliente. Em outras palavras, demonstre como, onde e quando sua solução alivia a dor do cliente.
Justifique a existência de cada componente no produto ou serviço, explicando porque existe e até justificando o preço.
No entanto, entendemos que nem sempre será suficiente persuadir o comprador a aceitar sua oferta.
Você pode dar-lhe tempo para considerar o que foi apresentado ou pode empregar um truque na manga. Por exemplo, na apresentação ou no acompanhamento, você pode dizer:
“Eu posso negociar um desconto com o gerente de vendas caso você aceite agora a oferta”;
“Posso oferecer uma condição de pagamento exclusiva, isentando o primeiro mês”;
“Posso lhe dar um bom cupom de desconto para uma compra futura caso o “sim” seja dado agora”;
Enfim. O essencial é fazer uso de alguns gatilhos mentais que despertem um senso de urgência. Eles precisam ser claros e dizer, ao cliente, que ele precisa aceitar o quanto antes sua proposta comercial.
10 – Conduza o prospect para a contratação
A situação ideal em uma negociação é sempre assumir a liderança. Por mais que as demandas do cliente devam ser ouvidas e atendidas, é responsabilidade do vendedor assumir a liderança.
Como resultado, você irá progredir para uma venda de sucesso, orientando o consumidor para a decisão final de compra.
A jornada do cliente é longa e, à medida que se aproxima do fim, busca a confirmação de que tudo fez sentido. Que o investimento que você propôs vale a pena. Como resultado, é vital ser mais do que um vendedor neste momento.
É hora de começar a trabalhar como consultor novamente. Para ser contatado por e-mail, WhatsApp, telefone ou qualquer outro meio.
Não há tempo para uma hesitação de última hora. Esteja disponível para repará-lo e concluir o negócio.
11 – Compreenda que tudo vem do bom atendimento
Mais uma vez, o valor de fornecer um excelente serviço ao cliente não pode ser exagerado. Você pode acreditar que está desperdiçando tempo, já que ainda não desenvolveu aquele discurso de vendas "matador".
No entanto, tenha em mente que a venda será o resultado de todo o bom serviço e valor prestado. É claro que, ao exibir os produtos ou serviços, você será mais explícito.
Dê tempo para que as coisas cuidem de si mesmas. Como resultado, sempre que precisar entrar em aspectos técnicos do que vende, seja sempre envolvente, engajado e didático.
Antes de fazer uma oferta, todo mundo que quer aprender a ser um grande vendedor deve atender a esses pré-requisitos.
Proatividade, atenção aos detalhes e foco no consumidor são necessários.
12 – Saiba medir os resultados
Tudo o que pode ser medido também pode ser gerenciado. Que gerenciamento de vendas está acontecendo se um gerente não sabe como sua equipe trabalha - ou quanto eles trabalham?
Medir dados e resultados são etapas fundamentais para determinar o caminho que sua organização está seguindo quando se trata de vendas.
Configure seu painel de vendas. Integre-o à sua plataforma de negociação para estudar dados do setor e de fornecedores individuais.
Somente por meio de monitoramento regular você pode descobrir onde está falhando e corrigi-lo antes de perder dinheiro e clientes.
Também permite que você faça uma avaliação de desempenho justa de sua equipe e descubra quem está se saindo acima e abaixo das expectativas.
13 – Seja paciente
Esta pode ser a primeira ou última sugestão. O treinamento da paciência é uma habilidade que deve ser dominada. Entenda que o sucesso não acontece da noite para o dia.
Mesmo seguindo todos os conselhos acima, é um processo que levará tempo para obter os resultados que sua empresa merece.
Como você pode ver, pressionar o consumidor porque é final de mês e o objetivo não foi cumprido é inútil. A ligação com ele é inconfundível. Uma declaração mal interpretada, uma ação fora dos limites, e ele se encaixa.
Para resumir, você pode fazer o dobro do esforço – e talvez o dobro do dinheiro. Então, vale a pena fazer isso? Claro que não, certo?
Então seja paciente. Trabalhe o plano, não o contrário. Obviamente, as configurações devem sempre ser adaptadas ao consumidor.
BÔNUS: O sucesso em vendas depende também de um ambiente tecnológico e agradável
O título pode parecer óbvio, mas isso geralmente não é o caso nas empresas.
Sem um ambiente de trabalho realmente agradável que capacite os funcionários a realizar mais e melhor, o sucesso nas vendas é um tiro no escuro.
E nesta seção, discutimos tanto a cultura organizacional quanto as circunstâncias que devem ser atendidas para que a força de vendas forneça os resultados necessários.
Para alcançar melhores resultados, você deve maximizar a produtividade de todos os aspectos do processo de vendas, correto?
Além disso, o processo de negócio deve ser estruturado, focado no consumidor, e agregar valor a ele em cada etapa do funil de vendas.
Nesse ambiente, as empresas devem contar com a tecnologia como aliada. Fazer a mudança para a transformação digital não é mais um "luxo".
Já há muito tempo isto é visto como uma obrigação e um diferencial competitivo importante em comparação com as empresas que continuam a lidar com suas vendas de maneira descentralizada.
Como resultado, além do sucesso de vendas, você terá funcionários muito mais envolvidos com a empresa e clientes cada vez mais satisfeitos.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo acesse nossa aula gratuita sobre Alta Performance em Gestão e torne-se um mestre da máquina de vendas.

Comments